ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  26    CAMPO GRANDE 24º

Cidades

Projeto de doutorado detectou ruptura em duto da Águas

Redação | 13/08/2010 22:37

O sistema de monitoramento de dados ambientais em tempo real, instalado na terça-feira (10), na Escola Professora Iracema Maria Vicente, bairro Rita Vieira, em Campo Grande, detectou o horário exato em que houve ruptura do duto da concessionária Águas Guariroba, localizado na saída para Três Lagoas: 3h.

De acordo com o professor Peter Cheung, da UFMS (Universidade Federal de Mato Grosso do Sul), o sistema faz parte do projeto de Keila Dassan, sua aluna de doutorado no curso de Tecnologias Ambientais. Por meio dele o consumo de água e a pressão atuante na rede de distribuição que abastece a escola são monitorados via aquisição de dados e transmissão.

O efeito causado pelo rompimento no bairro onde está instalado o Open Monitor ocorreu por volta das 3h. Um pouco antes do rompimento houve um aumento brusco da pressão na rede, destaca o professor.

Ainda segundo Peter, era intenção do projeto instalar o sistema numa escola que consumisse muita água em Campo Grande. Na escola do Rita Vieira o consumo é de 700 a 800 litros de água por hora e um dos objetivos da proposta é garantir um trabalho de educação ambiental no local após as medições.

"O sistema também vai mostrar quando o problema for restabelecido e o abastecimento voltar ao normal", frisa o professor, ressaltando que no bairro Rita Vieira o abastecimento ainda não foi retomado, de acordo com o que havia informado a assessoria de comunicação da Águas Guariroba.

Os bairros mais altos e distantes dos reservatórios de água terão o abastecimento regularizado somente amanhã. A Águas Guariroba informou, por meio de nota à imprensa, que o serviço está sendo normalizado de forma gradual.

Nos siga no Google Notícias