A notícia da terra a um clique de você.
Campo Grande, Sexta-feira, 15 de Dezembro de 2017

18/08/2013 11:00

Protesto contra crueldade aos animais reúne cerca de 200 pessoas no centro

Elverson Cardozo e Jéssica Benitez
Para chamar a atenção, ativistas ficaram no cruzamento da 13 com a Avenida Afonso Pena. (Foto: Cleber Gellio)Para chamar a atenção, ativistas ficaram no cruzamento da 13 com a Avenida Afonso Pena. (Foto: Cleber Gellio)

Pelo menos 200 pessoas participaram, na manhã deste domingo (18), da segunda manifestação “Crueldade Nunca Mais: vem para rua pelos animais”, promovida pela OAB-MS (Ordem dos Advogados do Brasil em Mato Grosso do Sul).

Para chamar a atenção, o grupo, que pede o aumento, no texto do novo Código Penal, da pena para crimes cometidos contra os animais (PLS 236/12), está no cruzamento da rua 13 de maio com a Avenida Afonso Pena, no centro.

Munidos de cartazes e vestidos com a camisa do movimento, os envolvidos estão falando com motoristas parados no semáforo. Alguns condutores, coincidentemente, saíram às ruas hoje e levaram o melhor amigo no carro.

A pedagoga Joyce Pereira, de 30 anos, é uma das participantes. A mulher está acompanhada do marido, Wilian Alves, de 32 anos. Os dois estão distribuindo porções de ração, doada por uma clínica veterinária.

Joyce é mais uma protetora dos animais. Apaixonou-se pela causa cedo. Quando criança, mesmo contra vontade dos pais, recolhia animais abandonados na rua. Hoje, a pedagoga ajuda em uma associação, a Cão Feliz.

O ato deste domingo também reuniu políticos. O vereador Eduardo Romero esteve presente, representando a Câmara Municipal e, em entrevista ao Campo Grande News, disse que, na Casa, já tramita um projeto para a criação de uma UPA (Unidade de Pronto Atendimento) Veterinária.

O parlamentar acha importante que ocorram mobilizações como de hoje porque, na avaliação dele, falta conscientização. Já existem leis nesse sentido, que protegem os animais, disse, mas é preciso fiscalização para que elas sejam aplicadas.

Coincidentemente, alguns motoristas saíram às ruas, neste domingo, e levaram a cachorrada. (Foto: Cleber Gellio)Coincidentemente, alguns motoristas saíram às ruas, neste domingo, e levaram a cachorrada. (Foto: Cleber Gellio)

Reivindicação - O movimento pretende que a pena seja aumentada para 2 a 6 anos de prisão. A justificativa é que, no texto novo Código Penal, a pena está fixada em cumprimento de 1 a 4 anos, período para o qual não há previsão de prisão, mas só restrição de direitos, como medidas cautelares, que inclui, entre outros, prisão domiciliar e monitoramento eletrônico, por exemplo.

O ato, que reúne membros do órgão, está sendo realizado em todo o Brasil por iniciativa do movimento nacional de proteção e defesa do animal, por meio do Fórum Nacional de Proteção e Defesa Animal e pelo Movimento Crueldade Nacional.

Na Capital, o envolvidos estão colhendo assinaturas até às 12h. Quem não puder se deslocar pode participar assinar pela internet. As petições estão disponíveis nos sites www.reformadocodigopenal.com e www.crueldadenuncamais.com.br. Mais de 246 mil pessoas já assinaram.



Só hoje vi essa matéria e gostaria de parabenizar a todos os que participaram. Com certeza, sr. Mario e sra. Marlene, quando vocês organizarem uma manifestação em prol da vida humana (pois pelo visto a vida animal não tem nenhum valor e Deus os criou simplesmente para nada), por um transito "educado", onde, não xinguem, não desrespeitem as leis, não ultrapassem os limites de velocidade, etc, etc, etc... tenham certeza de que estaremos juntos. Ahhh, quando organizarem essa manifestação pela vida humana, incluam: nada de drogas lícitas e ilícitas (incluam ai cigarro e bebidas alcoólicas), afinal, o SER HUMANO tem a opção de valorizar ou não sua própria vida e SE DEFENDER, o que os animais não conseguem. Fico triste com pessoas com pensamento tão medíocre.
 
Joíta Romcy em 20/08/2013 09:04:14
Senhora Marlene Matos,
Incrível acho eu que pessoas - como a senhora, aliás - critiquem quem ajuda os animais, mas nada fazendo para se mobilizar para ajudar as pessoas (seres humanos, seus semelhantes, portanto!) que ficam à mercê de uma justiça falha, fraca e impotente. Pior, assim vão continuar porque pessoas hipócritas apenas criticam quem ajuda alguém ou alguma causa, não saindo do conforto de seu lar para fazer qualquer coisa contra a dita justiça falha, fraca e impotente!!! Se não vai ajudar, não atrapalhe!
 
Tereza Santos em 20/08/2013 00:32:59
Concordo que se deva preservar e lutar pela vida humana, como o Sr. Mario Ribas e Marlene Matos disseram, mas os humanos sabem se virar, os animais nao. Nao sabem falar. Tem posto de saude, cesta basica, bolsa esmola pra humanos...e para os animais??? Nao tem. Eu acho que cada um deve lutar pelo que acha certo. Se vcs acham melhor lutar pelos humanos, ótimo, lutem entao. Corram atras. Nao fiquem criticando que esta lutando por uma causa que acha justa. Duvido que sequer ajudem alguem em alguma coisa, se acolhem um necessitado em sua casa ou fazem algum tipo de manifestacao contra crueldade humana!!!! Para de falar e faz alguma coisa. Para de criticar quem faz. Eu luto pelos animais, pelos que nao tem voz. Exixte muita crueldade contra eles e isso é inadmissivel. Prefiro bicho do q gente!!
 
Daniele Melo em 19/08/2013 16:33:33
Falar que tem pessoas que são piores que animais é preconceito com os animais, pode ter certeza que não tem ninguém que é melhor do que um animal, o animal é mais honesto, mais sincero, mais puro, mais digno, tanto é que não existe animal que se candidate a nenhum cargo politico.
 
MAXIMILIANO RODRIGO ANTONIO NAHAS em 19/08/2013 09:49:49
IMPRESSIONANTE COMO TEM GENTE QUE SÃO PIORES QUE ANIMAIS. ISSO PORQUE OS SERES HUMANOS SABEM FALAR, E COMO FALAM.... PARABÉNS A TODOS PELA INICIATIVA, PRECISAMOS PROTEGER OS ANIMAIS.
 
NOEMI M PEDRO em 19/08/2013 08:27:55
Sr Mario Ribas, conte-nos mais sobre seus projetos e ações em defesa do trânsito seguro ou da vida em Campo Grande... quem sabe assim, podemos ajudar-lhe...
 
Ana Clara Rosa em 19/08/2013 07:27:22
incrível como várias pessoas se mobilizam na hora de falar de animal, enquanto isso as pessoas(seres humanos) ficam á mercê de uma justiça falha, fraca e impotente, não sejam tão hipócritas defendendo os animais, defendam também as pessoas.
 
marlene matos em 19/08/2013 07:19:46
Mário Ribas, você tem toda razão! É crueldade, sim, a morte de 30 vítimas que pereceram nesse incompreensível trânsito campo-grandense!
E que tal você começar imediatamente uma manifestação em prol disso? Com certeza, nós estaremos juntos para ajudá-los nesta nobre causa, sem deixar, no entanto, de continuar a defender os direitos daqueles que não verbalizam e não podem se defender sozinhos!!!
 
Maria Lúcia Metello em 18/08/2013 19:20:56
Excelente iniciativa. E para o Sr Mário Ribas, se vc quer fazer passeata favor de humanos que as vezes não merecem nem se quer um copo de água. Humanos sabem falar, sabem pedir, tem bolsa disso, bolsa daquilo, vale renda, minha casa minha vida, hospital, posto de saúde etc etc etc. E os animais que são mal tratados por esses mesmo humanos que vc quer fazer protesto?
 
Sérgio Marques de Alencar em 18/08/2013 17:23:00
Belo movimento, parabéns a todos.
 
Nery Ribeiro em 18/08/2013 16:48:34
Excelente comentário Mario Ribas.
 
Saulo SAAB em 18/08/2013 16:06:02
Que lindo! Parabéns pra quem participou e tem interesse em ajudar a vida dos animais!
 
Tharin Mayara Bandeira em 18/08/2013 15:06:18
Mário Ribas, boa é só vc tomar a iniciativa!!
 
Giancarlo Torchi em 18/08/2013 14:07:51
Parabéns pela iniciativa.
 
Enliu Taveira em 18/08/2013 13:08:26
Olha o perigo. A cachorrada solta dentro do carro. Era mais uma multa para a AGETRAN aplicar e resolver aquele problema de investimentos.
 
ORLANDO SANTOS em 18/08/2013 13:07:04
Então Mário Ribas, aproveite o momento e faça a sua parte. Mobilize os amigos, vizinhos e chame a população pelas redes sociais.... Não basta criticar, tem que arregaçar as mangas e ir à luta!!! Juntos, somos mais!!!!
 
cida guerra em 18/08/2013 13:02:30
Nós seres humanos também somos animais porque vocês não fazem um protesto para Crueldade nunca mais para os Animais Racionais...
 
Edmur penedo em 18/08/2013 13:01:16
Iniciativa muito importante! A propósito, não seria viável a convocação de uma manifestação em prol da preservação da vida humana... digo isso lembrando das mais de 30 vítimas (a maioria motociclistas) que pereceram nesse incompreensível transito campo grandense?? ?
Não é, também, crueldade a morte desse número grande de jovens????
 
Mário Ribas em 18/08/2013 12:51:02
imagem transparente

Classificados


Desenvolvido por Idalus Internet Solutions