ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  26    CAMPO GRANDE 24º

Cidades

Prova do Enem foi longa e cansativa, dizem candidatos

Redação | 06/11/2010 15:53

Tayná Dias, 18 anos, fez a prova do Enem no mesmo local que os irmãos de 20 e 23 anos na escola municipal Vanderlei Rosa, no bairro Nova Bahia. Ela se deparou com uma prova cansativa, com enunciados longos.

"A prova tinha muito texto. Cada folha tinha duas perguntas só", conta a estudante. Na primeira experiência no Enem, ela conseguiu responder a todas as questões e saiu da sala onde fez a prova por volta das 15 horas.

A adolescente disse que não pôde levar o caderno de questões para casa. Para poder conferir as repostas em casa ela teria que esperar até às 16 horas para poder sair da sala com o livreto em mãos. "Eu queria anotar as respostas em um pedaço de papel, mas a fiscal não deixou", conta a estudante.

Ela conta que foi tranquila para o local da prova, que não fica perto de onde mora. Apesar de ter achado a primeira parte do Enem longa, espera que amanhã as questões sejam ainda maiores. "Acho que vai estar mais cansativa que hoje".

O tamanho das questões foi a principal preocupação de outros candidatos. Antônio Henrique Salgado, 22 anos, assistente administrativo, quer Fazer algum curso superior na área de informática.

Ele fez a prova também no ano passado. "Teve questões muito extensas", conta. A prima dele, Ermelinda Peixoto Salgado, 22 anos, prestou Enem no mesmo local que Henrique, na Uniderp da rua Ceará.

Ela foi categórica em dizer "Questões gigantes. Você perdia mais tempo lendo as questões do que resolvendo".

Henrique diz ainda que o foco da prova foram temas relacionados à atualidade, principalmente ligados a questões ambientais. "O tema muito usado foi a poluição, descarte correto do lixo. Para quem tem contato com a mídia é fácil. Eu não estou tendo muito contato, não estava buscando temas atuais", conta.

Neste domingo, os candidatos farão a prova de Linguagens, Códigos e suas Tecnologias, além de Redação, e Matemática e suas Tecnologias. O horário será das 12h às 17h30.

Família unida - Entre os 46 milhões de inscritos em todo o País, famílias inteiras fazem provas do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) neste sábado.

Em Campo Grande, Rafael França, de 24 anos, não está sozinho na disputa. A mulher Liziane Góes, de 23, o irmão João Emanuel França, de 20 anos, e o cunhado Michael Góes, de 18 anos também fazem a prova hoje.

Rafael já faz administração na Anhanguera Uniderp com bolsa paga pelo Prouni, mas decidiu tentar entrar no curso de Música da UFMS (Universidade Federal de Mato Grosso do Sul).

João Emanuel França quer fazer o curso de Enfermagem.

Nos siga no Google Notícias