A notícia da terra a um clique de você.
Campo Grande, Segunda-feira, 18 de Dezembro de 2017

02/06/2016 09:00

Receita e Fazenda fazem operação para investigar notas frias de empresas

Renata Volpe Haddad

Empresas recém-criadas ou inativas por um longo período de tempo que passaram a emitir grande quantidade de notas fiscais de 2013 a 2016 e que somaram mais de R$ 1,5 bilhão em operações, são alvo de investigação das Delegacias da Receita Federal em Campo Grande e Dourados, distante 233 km de Campo Grande.

A Receita Federal deflagrou nesta quinta-feira (2) a Operação Tantum Charta, que a partir de cruzamentos de dados realizados pelo Laboratório de Tecnologia Contra a Lavagem de Dinheiro da Receita e de informações da Sefaz/MS (Secretaria de Estado de Fazenda), identificaram 50 empresas criadas apenas para emitir notas fiscais.

Os documentos fiscais teriam sido emitidos para simular operações para transferir créditos ilegais de ICMS (Imposto sobre Serviço de Circulação de Mercadorias e Serviços) e de sonegar tributos federais, como o IPI (Imposto sobre Produtos Industrializados) e o IRPJ (Imposto sobre a Renda de Pessoas Jurídicas).

Se as suspeitas se confirmarem, as empresas serão declaradas inaptas ou baixadas de ofício pela Receita Federal. A Sefaz já vem atuando no cancelamento das inscrições estaduais dos estabelecimentos, evitando a emissão de novos documentos fiscais. Serão abertas também fiscalizações pela Receita Federal, nas empresas destinatárias das notas fiscais, as beneficiárias, que serão autuadas conforme os créditos tributários apurados.

Além disso, após a formalização da representação penal ao Ministério Público pela autoridade Fiscal, os envolvidos na fraude poderão responder pelos crimes de formação de quadrilha, sonegação fiscal e falsidade ideológica, dentre outros.

Operação - O nome da Operação, "Tantum Charta", que em Latim significa “apenas papel”, faz referência ao modus operandi do “esquema”, que consiste na emissão de notas fiscais sem a correspondente circulação das mercadorias.

UFMS divulga edital do vestibular para ingresso em cursos de graduação
A UFMS (Universidade Federal de Mato Grosso do Sul) divulgou, nesta segunda-feira (18), edital do processo seletivo do vestibular para ingresso em cu...
IFMS oferece 200 vagas para cursos técnicos e inscrições findam em janeiro
Interessados em realizar cursos técnicos podem participar de seleção no IFMS (Instituto Federal de Mato Grosso do Sul). São oferecidas 200 vagas na m...
Aplicativo enviará à CGU denúncias de agressão e discriminação a pessoas LGBTI+
O Ministério da Transparência e Controladoria-Geral da União recebe, a partir de hoje (18), denúncias feitas pelo aplicativo TODXS, relativas à discr...
TSE: regras eleitorais deixam dúvidas sobre fake news e autofinanciamento
O plenário do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) aprovou hoje (18), por unanimidade, as 10 resoluções que irão regular as eleições de 2018, mas ainda ...


imagem transparente

Classificados


Desenvolvido por Idalus Internet Solutions