ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUINTA  18    CAMPO GRANDE 21º

Cidades

Rede estadual começa aulas com uniforme garantido, afirma governo

Afirmação foi feita pela secretária de educação durante cerimônia de entrega simbólica em escola da Capital

Liniker Ribeiro e Mayara Bueno | 15/02/2018 08:10
Kits e uniformes adqueridos pelo Estado para alunos da rede pública de ensino (Foto: Marcos Ermínio)
Kits e uniformes adqueridos pelo Estado para alunos da rede pública de ensino (Foto: Marcos Ermínio)

As aulas na Rede Estadual de Ensino tiveram início na manhã desta quinta-feira (15) e os mais de 240 mil alunos matriculados devem começar o ano letivo recebendo os kits escolares e as camisetas do uniforme já nos primeiros dias de aula, garantiu a secretária de educação Maria Cecilia Amendola da Motta.

"Escolas foram reformadas, os kits estão todos comprados e serão entregues de forma gradativa aos alunos. As escolas que ainda não receberam foi por conta da logística de entrega, mas isso está sendo feito", afirmou a secretaria durante uma cerimônia de entrega simbólica dos uniformes, na Escola Estadual Henrique Cirilo, na manhã de hoje.

Reinaldo Azambuja durante entrega simbólica de uniformes, na manhã de hoje (Foto: Marcos Ermínio)
Reinaldo Azambuja durante entrega simbólica de uniformes, na manhã de hoje (Foto: Marcos Ermínio)

A afirmação foi registrada durante evento que também contou com a presença do governador de Mato Grosso do Sul, Reinaldo Azambuja (PSDB). Em discurso, o líder do executivo estadual destacou, mais uma vez, a importância da valorização dos professores. "Nós temos um dos maiores salários do país e isso é importante porque valorizar os professores é valorizar a educação", afirmou.

Azambuja também destacou o aumento de 25% dos gastos com a merenda esse ano. Este é o primeiro ano em que os valores repassados pela União/FNDE para a alimentação escolar terão a complementação do Governo do Estado para todas as modalidades de ensino. Serão liberados quase R$ 5 milhões a mais, que beneficiarão todos os estudantes da Rede Estadual de Ensino (REE), de acordo com a assessoria de comunicação da SED.

Quantos aos kits escolares, foram adquiridos 290 mil kits, que custarão cerca de R$ 8,4 milhões ao Estado. Já sobre os uniformes, foram adquiridas 300 mil camisetas, sendo que cada novo aluno receberá duas camisetas e os antigos uma.

Dona Edileusa, mãe de uma estudante do oitavo ano do ensino fundamental (Foto: Marcos Ermínio)
Dona Edileusa, mãe de uma estudante do oitavo ano do ensino fundamental (Foto: Marcos Ermínio)

Ensino integral - Em 2018, 16 escolas de ensino médio terão aulas em tempo integral. As chamadas, "escolas da autoria", são de extrema importância, afirmou o governador. "Esse é um modelo que eu acredito muito" garantiu Reinaldo.

O novo método de ensino trouxe também muita curiosidade e expectativa não só para os alunos, mas também para muitos pais. "Minha filha está no oitavo ano e já estudava aqui na escola antes. Eu sempre procuro acompanhar o desempenho dela, inclusive vim trazer ela para o primeiro dia de aula", afirmou dona Edileusa Delmondes de Souza Menezes, mãe da estudante Aline, de 13 anos, dizendo aprovar o ensino integral, mesmo ainda não tendo conhecimento ao certo de como funcionará o novo ensino.

Do total de escolas da autoria, 11 estão localizadas em Campo Grande.Corumbá, Naviraí, Maracaju, Dourados e Ponta Porã possuem uma escola cada com esse método de ensino. No ensino fundamental, são 29 escolas com turmas de tempo integral.

Nos siga no Google Notícias