A notícia da terra a um clique de você.
Campo Grande, Sábado, 16 de Dezembro de 2017

02/09/2011 10:16

Relatório da Anvisa propõe veto a anfetamina para emagrecer e mantém sibutramina

Marta Ferreira

A Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) decidiu votar em reunião pública o relatório sobre a utilização de medicamentos inibidores de apetite, usados como emagrecedores. Na reunião, a ser marcada, a Anvisa vai definir se proíbe ou mantém liberada a utilização de medicamentos como a sibutramina. O relatório defende a permanência do medicamento, com restrições.

O assunto foi discutido ontem, quando diretor-presidente da Agência, quando houve a recomendação da discussão pública, que segundo a Anvisa, vai mostrar a transparência do processo de tomada de decisão sobre o relatório, que tem cerca de 700 páginas.

O diretor-presidente da Anvisa, Dirceu Barbato, explicou os principais pontos do documento ontem. De acordo com ele, o relatório propõe a retirada,do mercado, de todos os derivados anfetamínicos e permite a manutenção da sibutramina com diversas restrições sanitárias.

Barbano salientou que os técnicos da Anvisa sugerem a permanência da sibutramina devido a sua comprovada eficácia, que é a perda de 5 a 10% de peso em um período de quatro semanas em pacientes obesos e com o perfil recomendado para o uso do medicamento, que é ter IMC (Índice de Massa Corpórea) superior a 30% e não ser portador de cardiopatia diagnosticada.

As demais restrições sanitárias sugeridas para o uso da sibutramina são: uso da medicação apenas em paciente com o perfil indicado; notificação de receita pelo médico; assinatura de um termo de responsabilidade pelo médico, paciente e farmácia de manipulação; avaliação mensal do paciente e notificação compulsória, pelo médico, de reação adversa no paciente.

MEC deve homologar Base Comum Curricular na próxima quarta-feira
O Ministério da Educação informou que a Base Nacional Comum Curricular (BNCC), aprovada hoje (15) pelo Conselho Nacional de Educação (CNE), deve ser ...
Presos da penitenciária federal da Capital são julgados por crime em RN
Um preso custodiado no presídio federal de Campo Grande foi julgado, ao lado de outros três homens, na quinta-feira (14) e nessa sexta-feira (15) por...


imagem transparente

Classificados


Desenvolvido por Idalus Internet Solutions