A notícia da terra a um clique de você.
Campo Grande, Sexta-feira, 15 de Dezembro de 2017

06/06/2013 22:48

Reunião em Brasília define criação de fórum sobre questão indígena no MS

Nyelder Rodrigues

Um fórum para negociar terras ocupadas por indígenas deve ser criado em Mato Grosso do Sul. A iniciativa foi definida nesta noite de quinta (6), em reunião de três horas entre lideranças indígenas e o ministro da Justiça, José Eduardo Cardozo, em Brasília.

Cerca de 60 índios terenas participaram do encontro, que contou também com a presença do ministro-chefe da Secretaria-Geral da Presidência, Gilberto Carvalho, do advogado-geral da União, Luís Inácio Adams, e da subprocuradora-geral da República, Gilda Carvalho.

O fórum deve iniciar as atividades em 15 dias, e a expectativa é que as negociações sejam feitas em dois dias. Representantes dos terenas, fazendeiros e governo farão parte do fórum para buscar acordo quanto ao impasse de terras indígenas no Estado.

Para o cacique Antônio Aparecido Jorge, o fórum é um ponto positivo para os índios. Ele também afirma que os terenas vão seguir acreditando que a solução seja agilizada pela Justiça.

Já para o coordenador da Articulação dos Povos Indígenas do Brasil, Lindomar Terena, a forma como a presidente Dilma Roussef conduz as negociações com os índios e insatisfatória, já que não recebeu nenhum deles desde que assumiu, mas se reuniu 5 vezes com os ruralistas só no último mês.

(Com informações da Agência Brasil)



imagem transparente

Classificados


Desenvolvido por Idalus Internet Solutions