ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUINTA  25    CAMPO GRANDE 22º

Cidades

Sancionada lei sobre ação de Forças Armadas na fronteira

Redação | 26/08/2010 09:52

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) sancionou, na quarta-feira, a lei complementar que faz alterações na hierarquia militar e autoriza que integrantes das três Forças Armadas tenham poder de polícia nas fronteiras terrestres e marítimas do Brasil.

O objetivo da nova legislação é possibilitar um combate mais efetivo a eventuais ameaças à soberania nacional, como é o caso, por exemplo, da defesa das reservas de petróleo descobertas no chamado pré-sal ou do combate a ilícitos transnacionais como o tráfico de drogas e armamentos.

Na fronteira entre Brasil e Paraguai, precisamente, a luta contra o narcotráfico deve ser a principal prioridade. Os militares estarão devidamente instrumentados para apoiar as corporações policiais que hoje contam com efetivo insuficiente para patrulhar a extensa fronteira.

Embora o maior volume de apreensões seja na fronteira entre Paraguai e Paraná, a situação é mais complicada na fronteira seca entre Paraguai e o Estado, onde se concentra a maior parte das lavouras de maconha que abastecem as quadrilhas brasileiras.

Nos siga no Google Notícias