ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, TERÇA  23    CAMPO GRANDE 21º

Cidades

Saúde começa hoje mobilização para dignóstico de DSTs

Francisco Júnior | 22/11/2012 06:37

A SES (Secretaria de Estado de Saúde) de Mato Grosso do Sul realiza a partir de hoje (22) a mobilização para o diagnóstico de Aids, sífilis e hepatites “Fique Sabendo”.

A ação faz parte da programação para o Dia Mundial da Luta contra a Aids, celebrada no dia 1º de dezembro e está voltada para a população geral e para os grupos populacionais mais vulneráveis à exposição do HIV.

A SES, com as Secretarias Municipais de Saúde, fará a divulgação de materiais informativos de prevenção e cuidados, além de disponibilizar nos municípios que contam com Serviços Ambulatoriais Especializados (SAE) e Centro de Testagem e Aconselhamento (CTA) os testes rápidos durante o período de mobilização, assim como no dia 1º de dezembro, considerado o “Dia D” de mobilização. Os Serviços Especializados estão localizados nos seguintes municípios: Aquidauana, Dourados, Campo Grande, Corumbá, Coxim, Jardim, Naviraí, Três Lagoas, Paranaíba e Ponta Porã.

Em reunião técnica realizada no dia 29 de outubro foi definido que cada município fará a sua programação direcionada pelas suas especificidades municipais e população alvo. Ao todo serão disponibilizados pelo Programa Estadual de DST/Aids e Hepatites Virais 3.300 testes rápidos para HIV e Sífilis, e 2.600 para Hepatites B e C.

Das 530 mil pessoas que vivem com HIV no Brasil atualmente, 135 mil desconhecem sua situação e cerca de 30% dos pacientes ainda chegam ao serviço de saúde tardiamente.

O público alvo é a população em geral, especialmente a que vive em situação de maior vulnerabilidade, como homossexuais, travestis e profissionais do sexo. A campanha também incentiva os profissionais de saúde a recomendarem a testagem aos pacientes, independente de gênero, orientação sexual, comportamento ou contextos de maior vulnerabilidade.

Nos siga no Google Notícias