ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
MARÇO, QUINTA  28    CAMPO GRANDE 30º

Cidades

Saúde passa a vacinar toda população contra gripe A

Redação | 26/07/2010 11:01

Mesmo passado o período principal da campanha de vacinação contra a gripe A, a SES (Secretaria de Saúde do Estado) prossegue a vacinar grupos considerados prioritários, mas qualquer um pode ser imunizado a partir de agora.

Apesar das metas terem sido cumpridas, várias gestantes e jovens de 10 a 39 anos não procuraram as unidades de saúde para tomar a dose da vacina.

A diretora-geral de Vigilância e Saúde, a médica Bernadete Lewandowski, explica que a SES também realiza rastreamento em todo o Estado para que as gestantes sejam vacinadas.

"Não podemos ficar com as vacinas paradas. E também vamos continuar vacinando quem tem muito contato com o público, como professores e bombeiros". Com o inverno e as baixas temperaturas, o riscos de ser infectado pela gripe A é maior.

Também está disponibilizada nos postos de saúde a vacina tetravalente. A Tetravalente imunizar a criança contra difteria, tétano, coqueluche, meningite e outras infecções causadas pelo Haemophilus influenzae tipo b.

A vacina é realizada em três doses através de injeção no bumbum ou na coxa. A primeira dose é oferecida à criança com dois meses de vida, a segunda com quatro meses e a terceira quando a criança completar seis meses.

De acordo com a diretora, a vacinação foi reforçada após alerta que haveria um surto de difteria na Bolívia. "Preparamos um bloqueio na fronteira, preparando as doses da vacina", comentou.

No caso da vacina contra a gripe A, além dos grupos prioritários, quem for ao posto de saúde e solicitar a dose, também será atendido. "Temos uma reserva para o grupo prioritário e para quem tem muito contato com outras pessoas, mas ninguém vai ficar sem vacina", finaliza a diretora.

Nos siga no Google Notícias