ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUINTA  18    CAMPO GRANDE 20º

Cidades

Sebrae promove 'dia de campo' sobre horta e leite em seis municípios

Edmir Conceição | 16/10/2011 10:20

Apresentar novas tecnologias e formas mais eficazes de controlar a qualidade da produção na pequena propriedade rural. Esta é a principal proposta do Circuito Rural Tecnologia no Campo, do Sebrae, que acontece em seis cidades na segunda quinzena deste mês.

Entre os dias 18 e 28 de outubro, o evento será realizado em Ribas do Rio Pardo, Campo Grande, São Gabriel do Oeste, Rio Negro, Coxim e Sonora. Em cada localidade serão ministrados dias de campo com os temas horta e leite, das 8h30 às 17 horas, em duas turmas simultâneas, por período.

Para cada evento, é esperada a participação de pelo menos 100 agricultores familiares. Serão abordadas questões relativas ao processo de gestão ambiental, administração financeira da atividade, pontos de controle, uso racional dos recursos, aproveitamento e destinação de resíduos.

O manejo nutricional e sanitário, a qualidade do leite, o manejo da ordenha, o controle da produção leiteira e o controle reprodutivo do animal estão entre os temas discutidos nos eventos direcionados à atividade leiteira.

Já no dia de campo para horta serão demonstradas tecnologias de fácil aplicação em olericultura, manejo nutricional (solo e planta), de pragas e doenças, procedimentos de colheita e pós-colheita; planejamento de produção e rastreabilidade.

O técnico do Sebrae, Carlos Eduardo Cordeiro, diz que o Circuito também orienta para a inovação e o uso de materiais recicláveis como alternativa de baixo custo para a produção. “As orientações contribuem para diminuir custos e preservar o meio ambiente através da inserção de uma tecnologia viável à pequena propriedade, que possa melhorar a produção e gerar renda”, avalia.

O Circuito Rural conta com apoio da Seprotur. A ação está dividida em cinco rotas pelo Estado, teve início no dia 23 de agosto e já passou pelas cidades de Maracaju, Sidrolândia, Dourados, Caarapó, Aral Moreira, Ponta Porã, Três Lagoas, Bataguassu, Batayporã, Ivinhema, Itaquiraí e Mundo Novo.

Nioaque, Bonito, Bodoquena, Porto Murtinho, Selvíria, Aparecida do Taboado, Inocência, Chapadão do Sul e Costa Rica recebem o Circuito no mês de novembro.

Cronograma

18/10 – Ribas do Rio Pardo (leite: Chácara Estância Rancho Feliz e horta: Polo Empresarial Mimoso, Chácara Vitória - lote 18)

20/10 – Campo Grande (Assentamento Conquista, lote 34)

22/10 – São Gabriel do Oeste (leite: lote 69 - Assentamento Campanário e horta: Escola Dorcelina Folador - Assentamento Campanário)

24/10 – Rio Negro (Estância Recanto Alegre)

26/10 – Coxim (leite: Fazenda Palmital e horta: Chácara Varginha, Vila São Paulo – Corredor Público)

28/10 – Sonora (Local: Assentamento Carlos Roberto Soares de Melo, lote 19)

Serviço - Os Interessados deverão fazer a inscrição, sem custo, no local de realização do Dia de Campo. Mais informações na Central de Relacionamento do Sebrae pelo telefone 0800-570-0800.

(*( Com informações da assessoria de imprensa do Sebrae-MS

Nos siga no Google Notícias