ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
MARÇO, QUINTA  28    CAMPO GRANDE 23º

Cidades

Secretaria de Saúde Indígena vai assumir ações da Funasa

Redação | 04/08/2010 13:43

A criação da Secretaria de Saúde Indígena foi aprovada na sessão de ontem do Senado Federal. O novo órgão assume a competência das ações de atenção básica à saúde indígena da Funasa (Fundação Nacional de Saúde) e fica vinculada diretamente ao Ministério da Saúde.

De acordo com o parecer da relatora do projeto, senadora Lúcia Vânia (PSDB-GO), a criação de uma secretaria dentro do Ministério avança na qualidade do serviço de saúde prestado às populações indígenas.

A nova secretaria só passa a funcionar após a publicação de decreto presidencial, que vai definir as competências, estrutura de organização e execução descentralizada das ações de atenção à saúde dos indígenas.

Por enquanto, a Funasa continuará responsável pela saúde dos indígenas. "O Ministério da Saúde está tomando todas as providências necessárias para que a transição da atenção à saúde indígena da Funasa para a nova secretaria seja feita de forma transparente e responsável, democrática e participativa para evitar transtornos à saúde dos povos indígenas", disse o secretário Antonio Alves.

A diversidade dessa população exige que seja considerada a realidade das aldeias e as especificidades étnicas e culturais, o perfil epidemiológico, a organização social e a vulnerabilidade de cada povo, principalmente em relação às doenças provocadas pelo contato com povos não-indígenas.

Nos siga no Google Notícias