ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUARTA  24    CAMPO GRANDE 24º

Cidades

Secretaria diz que doses contra a gripe já estão sendo distribuídas

Marta Ferreira | 25/04/2012 14:39

A Secretaria de Saúde de Mato Grosso do Sul iniciou esta semana a distribuição das doses da vacina contra o vírus Influenza H1N1 aos Núcleos Regionais do Estado, que participarão da Campanha Nacional de Vacinação Contra a Gripe. A vacinação será de 5 a 25 de maio, mas segundo a Secretaria, as doses já estão disponíveis.

O público alvo da campanha são as pessoas com mais de 60 anos, os trabalhadores de saúde que atuam em unidades que fazem atendimento para a Influenza, crianças na faixa etária de seis meses a dois anos, gestantes e populações indígenas.

Este ano, a campanha conta pela primeira vez com inclusão da população prisional como público alvo. A iniciativa é resultado do Plano Nacional de Saúde do Sistema Penitenciário, executado em parceria entre os ministérios da Justiça e da Saúde.

Para Mato Grosso do Sul, foram disponibilizadas 469.700 doses da vacina. A meta é que sejam imunizadas aproximadamente 426.995 pessoas, tendo como meta mínima 80% do público alvo.

A diretora de Vigilância em Saúde da SES, Bernadete Gomes Lewandowski, alerta que é importante que a população vá até os postos durante a campanha para que não ocorram imprevistos após o período de imunização.

“As vacinas já estão disponibilizadas à população nos postos, mas o Dia D da campanha será a partir do dia 5 de maio, quando também contaremos com equipes de vacinação atuando em postos montados nos grandes supermercados”, disse a diretora.

Não devem tomar-A vacina não é recomendável para pessoas que possuem alergia à proteína do ovo, utilizada na sua fabricação, ou para quem teve reações adversas a doses anteriores.

Em casos de doenças agudas e febris ou de pacientes com doenças neurológicas, é necessária a busca por avaliação médica. Quem pretende doar sangue deve aguardar 48 horas após a dose para realizar a doação.

Nos siga no Google Notícias