A notícia da terra a um clique de você.
Campo Grande, Sábado, 16 de Dezembro de 2017

26/01/2012 17:40

Sobra de vagas do Sisu atinge 65% em Mato Grosso do Sul

Fabiano Arruda

Maior número é na UFMS, onde 2,5 mil aprovados não fizeram matrículas na primeira chamada

(Foto: Simão Nogueira)(Foto: Simão Nogueira)

Na semana passada, a estudante Aline Gabriela foi notícia após ir à Justiça para assegurar uma vaga na UFMS (Universidade Federal de Mato Grosso do Sul), após ser aprovada no Sisu (Sistema de Seleção Unifica), aos 15 anos. Hoje, a divulgação da segunda chamada da instituição, revela que, em oposição ao caso dela, mais de 4,4 mil aprovados para cursos em instituições públicas não fizeram matrícula.

Das 6.765 vagas disponibilizadas pelo Sisu, em três instituições de ensino superior em Mato Grosso do Sul, 65,5% não foram preenchidas e serão redistribuídas na segunda chamada, cuja lista foi divulgada hoje pelo MEC (Ministério da Educação).

Segundo a lista, o maior número de vagas para a etapa é da UFMS (Universidade Federal de Mato Grosso do Sul) com 2.522, distribuídas em 48 cursos, enquanto na UEMS (Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul) são 1.763, em 31 cursos, e a IFMS (Instituto Federal de Mato Grosso do Sul) tem 157 em quatro cursos.

Na UFMS, os quatro cursos com maior número de vagas não preenchidas são Administração (209), Matemática (200), Pedagogia (149) e Ciências Biológicas (124).

Na UEMS, Direito tem disponíveis para a segunda chamada 152 vagas, enquanto Ciências Biológicas tem 111 e Pedagogia 108.

No IFMS, o maior número de vagas é para o curso de Sistemas para Internet: 58.

A situação do Estado segue tendência em todo País na segunda chamada do Sisu, que tem 46 mil vagas; 57% das 108 mil.

Segundo informações da Agência Brasil, o MEC considera este percentual de preenchimento da primeira chamada normal, pois é semelhante ao de anos anteriores.

Próximos passos - Quem estiver na relação da segunda chamada tem entre os dias 30 e 31 de janeiro para fazer a matrícula na instituição de ensino em que foi aprovado. Para conferir a lista é só acessar o site do Sisu (http://sisu.mec.gov.br/selecionados)

Se não fizer a matrícula, o participante que foi selecionado para a primeira opção de curso é retirado automaticamente do sistema e perde a vaga.

Caso ainda haja vagas disponíveis, o sistema gera uma lista de espera que será disponibilizada para as instituições de ensino preencherem as vagas remanescentes. O candidato interessado em participar deverá pedir a inclusão até 1° de fevereiro.

Podem participar da lista de espera os candidatos não selecionados em nenhuma de suas opções nas chamadas regulares e os selecionados em sua segunda opção, independente de terem efetivado a matrícula. A participação somente poderá ser feita na primeira opção de vaga do candidato.

Para participar, o candidato deverá acessar o sistema e, em seu boletim de acompanhamento, clicar no botão que correspondente à confirmação de interesse em participar da lista de espera. O sistema deverá emitir uma mensagem de confirmação.

O Sisu é uma ferramenta para unificar o processo seletivo de universidades públicas por meio das notas do Enem. Por esse sistema, as instituições públicas de ensino oferecem vagas para candidatos que participaram do exame.

O processo seletivo deste ano se refere a matrículas para o primeiro e o segundo semestres de 2012.



imagem transparente

Classificados


Desenvolvido por Idalus Internet Solutions