A notícia da terra a um clique de você.
Campo Grande, Sábado, 22 de Setembro de 2018

10/11/2017 16:53

Segunda etapa do Enem será neste domingo; portões serão fechados às 12h

Ricardo Campos Jr.
Estudantes que chegaram cedo para fazer o Enem na Uniderp no domingo passado (Foto: Marcos Ermínio)Estudantes que chegaram cedo para fazer o Enem na Uniderp no domingo passado (Foto: Marcos Ermínio)

Quem vai fazer a segunda rodada do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) no próximo domingo (12) deve ficar atento ao horário para evitar atrasos. Em Mato Grosso do Sul, os portões serão fechados ao meio-dia no horário local. Na primeira etapa da avaliação, 33,4 mil inscritos não fizeram a avaliação, alguns por terem chegado tarde.

Ajustar o relógio não é a única dica para evitar a perda da prova. Da mesma forma que no domingo passado, fazer a rota certa até o local do exame é extremamente importante, evitando congestionamentos ou linhas de ônibus que demoram a passar, já que aos fins de semana as frequências mudam em relação à semana.

O estudante também tem que prestar atenção sobre o que levar. Em primeiro lugar, um documento de identidade oficial com foto. Valem as cédulas de identidade (tanto as emitidas pelas secretarias de Segurança Pública, como pelo Exército ou para estrangeiros); identidades oferecidas por órgãos ou conselhos de classe; carteira de trabalho emitida após 27 de janeiro de 1977; certificado de reservista ou de dispensa de incorporação e carteira de habilitação.

Não valem como documentos: certidões de nascimento; títulos eleitorais; carteiras de habilitação no modelo antigo sem foto; carteiras de estudante; Rani (Registro Administrativo de Nascimento de Indígena), crachás e cópias de documentos válidos (mesmo que autenticadas).

Quem perdeu ou teve o documento roubado será preciso apresentar um boletim de ocorrência expedido por órgão policial há, no máximo, 90 dias do primeiro domingo de aplicação. É aconselhável, mas não obrigatório, levar o cartão de confirmação de inscrição.

Os inscritos que precisarem de uma declaração de comparecimento para apresentar no trabalho devem imprimi-la pela internet e não podem se esquecer de pedir ao coordenador do local de prova assiná-la.

Conforme o edital, é proibido aos candidatos portar aparelhos eletrônicos, lápis, borracha, anotações, boné, fone de ouvido, óculos escuros e dispositivos eletrônicos. Todos eles deverão ser lacrados em um envelope que será fornecido no dia da prova.

Há quem goste de levar um lanche ou um chocolate para manter a glicemia nos índices adequados na hora da prova. Segundo o Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira), não há problemas desde que estejam em potes transparentes ou em embalagens lacradas, no caso de industrializados. Além disso, os candidatos devem permitir que os fiscais vistoriem os alimentos a qualquer momento.

Além disso, as questões deverão ser preenchidas exclusivamente com canetas de tinta preta, cujo tubo seja feito de material transparente. Por isso, é importante arrumar os materiais necessários para não ter surpresas com o fiscal no dia da prova.

Foi montado um forte esquema de segurança para o Enem. A Polícia Federal não informa detalhes, tampouco diz quantos agentes estarão envolvidos, mas afirma que estará pronta para atender qualquer ocorrência.



imagem transparente

Classificados


Desenvolvido por Idalus Internet Solutions