ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  19    CAMPO GRANDE 19º

Cidades

Segurança pública de MS ganha mais 104 viaturas e amplia trabalho na fronteira

Paula Vitorino | 06/09/2011 13:09

Capital ganha mais agilidade no atendimento com novas motocicletas e reativação do Getam

Veículos serão entregues para reforçar segurança nas cidades da fronteira.
Veículos serão entregues para reforçar segurança nas cidades da fronteira.
Motocicletas foram entregues nesta manhã em solenidade na Governadoria. (Fotos: Simão Nogueira)
Motocicletas foram entregues nesta manhã em solenidade na Governadoria. (Fotos: Simão Nogueira)

A segurança pública de Mato Grosso do Sul conta a partir desta terça-feira (6) com o reforço de 104 viaturas, sendo 85 motocicletas, para os trabalhos da Polícia Militar, Agência Estadual de Administração do Sistema Penitenciário (Agepen) e da Superintendência de Assistência Socioducativa (SAS). Os recursos são do Governo Federal.

São 27 municípios contemplados, sendo que a maior parte está na faixa de fronteira. Durante a solenidade de entrega das chaves, o secretário de Justiça e Segurança Pública do Estado, Wantuir Jacini, ressaltou a preocupação do Governo em ampliar a segurança na fronteira.

“Estamos oferecendo mais tecnologia e material para a fronteira, com isso, proporcionamos condições de trabalho na área. Hoje os problemas do tráfico, contrabando e roubo são os principais na fronteira e só com aumento da segurança isso poderá ser combatido”, destaca Jacini.

O secretário ainda afirma que o foco do Governo estadual neste momento é o investimento em tecnologia e materiais, o que foi feito com a entrega das viaturas. Ele garante que os novos equipamentos conseguem ampliar o trabalho de policiamento, mesmo sem que haja aumento de efetivo. “Aumenta a capacidade de resposta da Polícia, o poder de atuação”, frisa.

Segundo ele, não existe previsão para abertura de concurso público ou contratação de policiais para o Estado.

Motocicletas vão reativar serviço do Getam.
Motocicletas vão reativar serviço do Getam.

Capital - Para Campo Grande, serão destinadas motocicletas já identificadas para o trabalho no Getam (Grupo Especializado Tático de Moto). O Grupo de atuação da PM estava desativado, mas com os novos investimentos irá retomar as atividades, segundo o comandante-geral, coronel David dos Santos.

O coronel explica que o Getam atua principalmente nos bairros, junto às comunidades com mais índices de violência, mas também em toda a Capital.

Para o secretário de Justiça, as novas viaturas trarão mais agilidade para o serviço da PM e o combate ao crime. “Campo Grande é uma cidade grande e as motocicletas são fundamentais para a agilidade do trabalho. É o que a cidade precisava”, diz.

Reeducação - Quatro dos veículos entregues será utilizado pela Agepen, nos municípios de Campo Grande, Dourados, Ponta Porã e Corumbá. O objetivo é reforçar a segurança no transporte de presos.

Também será contemplada a SAS, com outros quatro veículos do modelo Fiat Mille Fire Economy. Os carros serão entregues à Capital e Ponta Porã para auxiliar os serviços da Unei Novo Caminho, Unei Dom Bosco e Unei Semiliberdade Tuiuiú e Unei Mitaí.

As Uneis também receberam 25 microcomputadores com monitor de vídeo LCD para a informatização dos serviços.

Investimento - O governador André Puccinelli ressaltou que esta é a quarta entrega de equipamentos para a segurança pública do Estado e que novos recursos devem ser investidos.

Para ele, o investimento nos municípios de todo interior é o “exercício prático da palavra municipalização”. “O Governo Federal e Estadual tem que dar condições para que cada município tenha mais recursos para cuidar da sua segurança, contribuindo para a diminuição da violência em todo o Estado”, diz.

Nos siga no Google Notícias