ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, TERÇA  23    CAMPO GRANDE 29º

Cidades

Seis vidas foram salvas com doação de órgãos de mulher

Redação | 30/04/2009 13:37

Seis vidas foram salvas com os órgãos de uma mulher de 43 anos. A paciente estava internada na Santa Casa de Campo Grande desde o dia 20 e teve morte cerebral. Os órgãos foram retirados nessa quarta-feira.

De acordo com Adriana Bottaro, coordenadora da Comissão de Transplantes da Santa Casa, duas pessoas receberam as córneas, duas os rins, uma o fígado e uma o pâncreas.

Segundo Adriana, o fígado foi para uma mulher jovem que mora em São Paulo e teve uma crise de hepatite grave. Adriana não detalhou quem são os demais beneficiados.

Os órgãos foram retirados às 23h de ontem na Santa Casa de Campo Grande, procedimento acompanhado por um cirurgião de São Paulo.

A doadora foi internada depois de sofrer uma queda. Ela passou por cirurgia, mas a morte cerebral foi constatada. Imediatamente, a família autorizou a doação.

Conforme ela, somente esse ano já foram feitas 77 doações de córneas e seis de rins. Das seis pessoas que doaram rins, de duas também foram retirados o fígado, uma pâncreas (caso dessa quarta-feira) e uma o coração.

No caso do coração, o órgão estava parado e foram usadas somente as válvulas.

Adriana explica que as famílias estão mais atentas sobre a doação de órgãos e quando são chamadas para tratar do assunto, a maioria diz que autoriza porque a pessoa já havia se pronunciado a favor da questão. "Elas vêem na mídia e falam sobre a doação".

Nos siga no Google Notícias