ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
MARÇO, QUINTA  28    CAMPO GRANDE 28º

Cidades

Senado paraguaio aprova impeachment de Fernando Lugo

Francisco Júnior | 22/06/2012 17:44
Paraguaios ocupam praça para acompanhar julgamento. (Foto: Federico Filártiga)
Paraguaios ocupam praça para acompanhar julgamento. (Foto: Federico Filártiga)

O Senado paraguaio aprovou, nesta sexta-feira (22), o impeachment do presidente Fernando Lugo. Foram 39 votos pela condenação, 2 ausentes e 4 senadores que se opuseram à destituição.

O julgamento começou às 12h30 (13h30 pelo horário de Brasília). O Senado precisava de 30 votos (maioria de dois terços) para concretizar o impeachment.

O vice-presidente Federico Franco, que rompeu politicamente com Lugo, deve assumir o poder.

O julgamento político teve início após a Câmara dos Deputados ter aprovado a abertura de impeachment contra ele na quinta-feira (21), acusando-o de "mau desempenho" de suas funções.

Cinco deputados atuaram como promotores e, em apenas meia hora, definiram os cinco motivos para destituir o presidente. O estopim para a abertura do processo de impeachment foi o conflito agrário sangrento em Curuguaty, que resultou em 17 mortos na última semana.

Lugo teve cerca de duas horas para apresentar a sua defesa, composta por cinco advogados. Em seguida, houve duas sessões de uma hora cada. A primeira foi destinada à apresentação de provas contra o presidente e a segunda, para as considerações finais da acusação e da defesa.

Segundo analistas paraguaios, o vice-presidente Frederico Franco assumirá o cargo, mas provavelmente terá de enfrentar uma onda de protestos populares, além de pressões internacionais.

Nos siga no Google Notícias