A notícia da terra a um clique de você.
Campo Grande, Segunda-feira, 18 de Dezembro de 2017

16/04/2015 16:21

Servidores públicos terão segundo feriadão no mês: veja o abre e fecha

Aline dos Santos e Edivaldo Bitencourt
Comércio terá ponto facultativo na terça-feira (Foto: Alcides Neto)Comércio terá "ponto facultativo" na terça-feira (Foto: Alcides Neto)

Os órgãos públicos fecham amanhã à noite e só reabrem na quarta-feira. A segunda será ponto facultativo e terça-feira é feriado de Tiradentes. Os shoppings terão horário diferenciado, com exceção do Shopping Campo Grande, que vai abrir normalmente.

Na área central, as lojas terão funcionamento facultativo. A convenção coletiva estabelecida pelo Sindicato dos Empregados no Comércio de Campo Grande e a Fecomércio (Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo) definiu a data como um dos feriados em que as empresas podem abrir, desde que sigam algumas exigências, como informar o sindicato laboral com pelo menos 48 horas de antecedência por escrito.

O prefeito da Capital, Gilmar Olarte (PP), e o governador Reinaldo Azambuja (PSDB), decretaram ponto facultativo na segunda-feira e os servidores terão o segundo feriadão em abril. O primeiro, também de quatro dias, foi da Semana Santa, com o ponto facultativo na Quinta-Feira Santa. 

Os servidores públicos também devem ter feriadão, mas de três dias, no dia 1º de maio, quando se comemora o Dia do Trabalho (sexta-feira). 

Abre e fecha

Comércio – O horário de funcionamento do comércio na Capital ficará a critério de cada lojista no feriado de Tiradentes. Conforme a ACICG (|Associação Comercial e Industrial de Campo Grande), no sábado (18) e na segunda-feira (20), o comércio abre normalmente.

Supermercados – A Amas (Associação Sul-mato-grossense de Supermercados) informou que o setor funcionará normalmente no feriado.

Shoppings – Na terça-feira, o Pátio Central Shopping vai funcionar das 8h30 às 18h. No Norte Sul Plaza, a praça de alimentação e lazer atendem das 11h às 21h e as lojas, das 12h às 20h. No Bosque dos Ipês, a praça de alimentação abre às 10h e o lazer às 11h, ambos fecham às 22h. As lojas funcionam das 14h às 20h. Já o Shopping Campo Grande abre normalmente, das 10h às 22h.

Órgãos Públicos – O governo do Estado e a prefeitura de Campo Grande decretaram ponto facultativo na segunda-feira (dia 20). Desta forma, os servidores só retornam ao trabalho na quarta-feira. Na administração estadual, pela primeira vez,o funcionalismo terá que trabalhar uma hora a mais por dia para compensar a folga.

Bancos – Os bancos abrem normalmente na segunda-feira. Fecham no sábado, domingo e terça-feira (21).

Lotéricas -  As lotéricas não abrem no feriado. 

Governo emenda feriado, mas exige compensação de horas de servidor
O governo decretou ponto facultativo para o dia 20 de abril aos servidores estaduais, emendando o feriado, no entanto pela primeira vez em Mato Gross...
Conselho de Psicologia aprova resolução com regra para atendimento a transexuais
Em meio à polêmica que cerca a iniciativa de psicólogos para derrubar, na Justiça, uma resolução do Conselho Federal de Psicologia (CFP) que proíbe o...


Alo, alo, jornalista! Vamos procurar a informação completa. Não são todos os órgãos públicos que fecham na segunda feira. Serão somente os municipais e estaduais.
Quando usam o termo servidores públicos, aparentemente, de maneira pejorativa, colocam todos no mesmo balaio.
De acordo com a PORTARIA Nº 15, DE 3 DE FEVEREIRO DE 2015 do Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão, será feriado somente no dia 21 de abril, não havendo ponto facultativo na segunda-feira.
Aliás, procurem essa portaria aí que vcs vão saber todos os feriados deste ano pro executivo federal.
 
Suellen Kemp em 17/04/2015 09:45:12
imagem transparente

Classificados


Desenvolvido por Idalus Internet Solutions