ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, TERÇA  16    CAMPO GRANDE 23º

Cidades

Servidores são treinados para identificar tuberculose e hanseníase

Assecom | 21/08/2011 08:15

A Prefeitura de Dourados, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, promoveu na semana passada a capacitação dos servidores das equipes 38 e 16 da ESF (Estratégia Saúde da Família) para garantir o diagnóstico precoce de tuberculose e hanseníase. O curso foi na Unidade Básica de Saúde do Jardim Novo Horizonte.

Os servidores foram preparados para buscar ativamente os sintomáticos respiratórios, identificar contatos intradomiciliares de casos notificados de hanseníase, acolher e tratar de forma adequada os portadores de tuberculose e hanseníase e colher e transportar corretamente o material para exame laboratorial. Também foram treinados para orientar os pacientes e familiares quanto aos cuidados e prevenção às doenças.

Conforme a coordenadora do Centro de Referência em Tuberculose e Hanseníase de Dourados (Crth), Célia Valério Motta, o treinamento proporcionou aulas práticas para médicos, enfermeiros e dentistas e palestra de orientação para os agentes comunitários de saúde e atendentes.

“Para a capacitação, atendemos cinco pacientes portadores de hanseníase, que recebem tratamento nas unidades participantes e que contribuíram para os servidores conhecerem a doença na prática”, explicou a coordenadora.

Nos siga no Google Notícias