ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  26    CAMPO GRANDE 24º

Cidades

Setas define regras para entrega da carteira de identificação de nome social

Leonardo Rocha | 16/06/2014 12:10

A Setas (Secretária de Estado de Trabalho e Assistência Social) definiu os procedimentos para entrega de carteiras de identificação por nome social as travestis e transexuais. Estas regras foram publicadas hoje (16) em decreto no Diário Oficial do Estado.

Os interessados devem apresentar requerimento no Centrho (Centro de Referência em Direitos Humanos de Prevenção e Combate à Homofobia). Após processo administrativo, os documentos serão repassados para serem registrados na Setas, e depois retornarão ao Centro de Referência para a entrega das carteiras de identificação.

Em caso de perda ou extravio será cobrada uma taxa para a segunda via, que será referente a 1 Uferms ( Unidade Fiscal Estadual de Referência de Mato Grosso do Sul). Se o documento for roubado ou furtado haverá isenção (taxa) mediante a apresentação de Boletim de Ocorrência.

Com esta carteira de identificação as travestis serão reconhecidas pelo nome com o qual se identificam, sendo aceito inclusive nos órgãos públicos. O decreto que serviu de modelo foi publicado no dia 7 de maio deste ano, em Mato Grosso do Sul.

Segundo a titular da Setas, Tânia Garib, este documento foi uma reivindicação dos representantes das categorias de transexuais e travestis, em função das dificuldades no processo jurídico para eventuais trocas de nomes, além do constrangimento que este grupo enfrenta em atendimento em locais públicos.

Nos siga no Google Notícias