ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, TERÇA  16    CAMPO GRANDE 24º

Cidades

SIS 2014: Taxa de jovens com emprego formal passa dos 60% em MS

Flávia Lima | 18/12/2014 15:56

De acordo com os dados da SIS 2014 (Síntese de Indicadores Sociais) divulgados esta semanas pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), dentro de um universo de 1,3 milhões de pessoas com 16 anos ou mais que possuem alguma ocupação, 61,2% tem emprego formal. Entre os homens esse índice é de 62,2% e entre as mulheres, de 59,9%.

Já a taxa de indivíduos da mesma faixa etária que não possuem qualquer tipo de ocupação é de 2,5% entre os homens e de 4,5% entre as mulheres de um total de 3,4%. Esse índice é maior entre a população de 16 a 24 anos (7,8%) e menor entre os indivíduos acima de 50 anos (1,3%)

O estudante Gabriel Santos Oliveira, de 21 anos, engrossa os índices de jovens desempregados. Há mais de um ano ele tirou a carteira profissional, porém até o momento só conseguiu alguns estágios. Há um ano ele busca preencher o documento com seu primeiro emprego. Sua tia, Mirian Santos Lino disse que sempre ajuda o sobrinho na busca por vagas e essa semana conseguiu uma oportunidade para o cargo de biólogo, curso realizado por Gabriel. “Estou animado, vamos ver se consigo a entrevista”, ressalta.

A SIS tem como principal base de informações a Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (PNAD) 2013, além de fontes de dados como o Censo Demográfico 2010, a Projeção da População do Brasil por sexo e idade 2013, além de bases de dados do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP), do Ministério da Educação, e Sistema de Informações sobre Mortalidade (SIM), do Ministério da Saúde. O estudo traz informações sobre demografia, famílias,educação, trabalho, rendimento e domicílios, apresentando novas abordagens, como a análise das diferenças por gênero, cor e raça e idade.

Nos siga no Google Notícias