ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUINTA  25    CAMPO GRANDE 31º

Cidades

Sorvete, garapa e tereré espantam clima seco

Redação | 13/08/2010 08:09

O sol forte se escondeu nesta sexta-feira, mas continua o alerta para umidade relativa do ar abaixo dos 20% em Campo Grande. Segundo o Inmet, amanhã o índice deve atingir 18%.

Mesmo assim 30 garotos entre 13 e 15 anos que treinam todas as semanas no Aero Rancho Futebol Clube correm como se nada os abalasse. Clima seco, para eles, combina com água gelada a cada apito de descanso ou pretexto para sorvete de cinqüenta centavos.

Mesmo com o clima seco e os riscos, muitos aproveitam o dia. Idosos colocam conversa em dia com garrafinhas de água repousando ao lado. Mães e filhos se refrescam do calor com um sorvete em família. E a molecada esquece a bola e corre para o picolé.

Ao fundo do campo de futebol do Aero Rancho, um carrinho buzina. A molecada junta os trocadinhos e corre para alegria geral. Deles e do vendedor.

Umidade do ar entre 20% e 30% significa estado de atenção para atividades ao ar livre. Pode ocasionar complicações alérgicas e respiratórias devido ao ressecamento de mucosas, sangramento pelo nariz, ressecamento da pele e irritação nos olhos. Exercícios físicos devem ser monitorados e o consumo de água constante.

Nada que sorvete, água a cada dez minutos e um pouco de sombra não resolvam. "Não tem problema não. A gente toma muita água. O ruim é esse ventão que levanta a poeira", explica Vinícius, de 15 anos, que explica sua rotina enquanto chuta ao gol do goleiro Gustavo.

Um galão de 100 litros de água espera a molecada a cada intervalo. "Eles correm mesmo.

Nos siga no Google Notícias