A notícia da terra a um clique de você.
Campo Grande, Quarta-feira, 13 de Dezembro de 2017

21/08/2010 06:53

SP suspende vacina em cães; Ministério nega riscos

Redação

O Ministério da Saúde divulgou nota hoje recomendando que seja mantida a vacinação em animais de estimação contra a raiva em todo o país. A orientação veio após a decisão do São Paulo de suspender a campanha por conta da morte de cães e gatos após terem sido vacinados.

Para o Ministério, os casos de reação adversa relatados até o momento estão abaixo do padrão e não vacinação coloca em risco a população. "Não há evidências, até o momento, que os eventos adversos apresentados justifiquem a interrupção da campanha, pois eles estão abaixo do relatado na literatura internacional e do produtor", diz em Ministério.

Os donos de animais de estimação devem vaciná-los contra a raiva para não pôr em risco a população. Isso porque a raiva pode ser contraída por humanos. Nesses caso, a taxa de letalidade é próxima de 100%.

Foram registrados nove casos graves, sendo oito mortes de animais. Os casos ocorreram na região metropolitana do Rio de Janeiro (2), na capital paulista (4) e em Guarulhos (3). Para o ministério, os eventos estão relacionados à reação individual de cada animal à vacina, como hipersensibilidade ou doenças.

Segundo o Ministério afirma ainda que a vacina antirrábica usada no Brasil é recomendada pela OMS (Organização Mundial da Saúde) e tem garantia de imunização por um ano. O laboratório fabricante é licenciado pelo Ministério da Agricultura e vende o produto em clínicas veterinárias de todo o país.

Câmara Federal regulamenta carreira dos agentes comunitários de saúde
Com a presença de agentes comunitários nas galerias da Câmara, os deputados federais concluíram hoje (12) a votação do projeto de lei que regulamenta...
Anvisa libera serviço de vacinação em farmácias de todo o país
Farmácias e drogarias de todo o país vão poder oferecer o serviço de vacinação a clientes. A possibilidade foi garantida em resolução aprovada hoje (...
imagem transparente

Classificados


Desenvolvido por Idalus Internet Solutions