ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUARTA  24    CAMPO GRANDE 26º

Cidades

SP suspende vacina em cães; Ministério nega riscos

Redação | 21/08/2010 06:53

O Ministério da Saúde divulgou nota hoje recomendando que seja mantida a vacinação em animais de estimação contra a raiva em todo o país. A orientação veio após a decisão do São Paulo de suspender a campanha por conta da morte de cães e gatos após terem sido vacinados.

Para o Ministério, os casos de reação adversa relatados até o momento estão abaixo do padrão e não vacinação coloca em risco a população. "Não há evidências, até o momento, que os eventos adversos apresentados justifiquem a interrupção da campanha, pois eles estão abaixo do relatado na literatura internacional e do produtor", diz em Ministério.

Os donos de animais de estimação devem vaciná-los contra a raiva para não pôr em risco a população. Isso porque a raiva pode ser contraída por humanos. Nesses caso, a taxa de letalidade é próxima de 100%.

Foram registrados nove casos graves, sendo oito mortes de animais. Os casos ocorreram na região metropolitana do Rio de Janeiro (2), na capital paulista (4) e em Guarulhos (3). Para o ministério, os eventos estão relacionados à reação individual de cada animal à vacina, como hipersensibilidade ou doenças.

Segundo o Ministério afirma ainda que a vacina antirrábica usada no Brasil é recomendada pela OMS (Organização Mundial da Saúde) e tem garantia de imunização por um ano. O laboratório fabricante é licenciado pelo Ministério da Agricultura e vende o produto em clínicas veterinárias de todo o país.

Nos siga no Google Notícias