A notícia da terra a um clique de você.
Campo Grande, Sexta-feira, 18 de Outubro de 2019

07/02/2013 20:34

STF derruba lei do MS que proibia vencimento de créditos de celular

Nyelder Rodrigues

A lei sul-mato-grossense que proibia, desde 2011, a prescrição de créditos de telefones pré-pagos, foi derrubada pelo STF (Supremo Tribunal Federal).

A decisão do Supremo alegou que a lei é inconstitucional, levando em consideração que a legislação que rege as telecomunicações é de competência restrita a esfera federal.

Uma lei do Rio Grande do Sul, aprovada em 2012 e que entraria em vigor no próximo dia 18, também foi considerado inconstitucional pelo STF.

Tanto o caso do Mato Grosso do Sul, como a do Rio Grande do Sul foram analisados de forma cautelar, ainda sem decisão de mérito dos ministros do Supremo.

Recentemente, o procurador-geral da República, Roberto Gurgel, também contestou no STF a lei sul-mato-grossense 3.469/2007, que define regras para a fiscalização e notificações de infrações de trânsito.

A lei estadual permite que dentro do Mato Grosso do Sul seja possível multar apenas quem está dirigindo e usando celular apenas se o veículo for parado e o condutor identificado. Gurgel também alegou que a legislação de trânsito é de alçada federal, e que o Estado estaria invadindo a competência federal.

As últimas decisões do Supremo Tribunal Federal envolvendo casos semelhantes, tanto na questão do trânsito, como na da telefonia, derrubaram as leis estaduais.

imagem transparente

Classificados


Desenvolvido por Idalus Internet Solutions