A notícia da terra a um clique de você.
Campo Grande, Quarta-feira, 13 de Dezembro de 2017

10/09/2013 14:59

Superdotado, aluno garante que não é estudioso e ganha prêmio nos EUA

Luciana Brazil
Gabriel garante que não é estudioso, mas tem facilidade para apreender. (Foto: Cleber Gellio)Gabriel garante que não é estudioso, mas tem facilidade para apreender. (Foto: Cleber Gellio)

Com apenas 17 anos e um futuro promissor pela frente, o estudante campo-grandense Gabriel Tiago Galdino já coleciona prêmios em programas de iniciação científica. O reconhecimento ultrapassou a fronteira do país e recentemente o estudante do terceiro ano recebeu dois prêmios nos Estados Unidos, na Feira de Ciências Internacional, em Phoenix, Arizona.

Meio sem jeito, ele confirma o que muitos imaginam. No teste do QI (quociente de Inteligência) o estudante foi classificado como superdotado. “É! Fui classificado com altas habilidades”, conta como se tivesse vergonha de dizer.

De óculos, jeito tímido, mas com seriedade de um cientista consagrado, o menino sabe muito bem aonde quer chegar. Diferente de muitos jovens, a profissão já estava definida desde cedo. “Quero fazer química e ser pesquisador. Sempre quis ser cientista. Desde criança sempre fui diferente, sempre me perguntei como as coisas funcionam”.

Gabriel desenvolveu um sabão feito à base um óleo retirado da castanha de caju, que mata as larvas de mosquito da dengue. O feito, orientado pelo professor da UFMS (universidade Federal de Mato Grosso do Sul) Adilson Beatriz,foi premiado no Estados Unidos.

“O líquido da castanha de caju é um resíduo poluente e muito ácido. Tentei encontrar uma forma de retirar a acidez do líquido e transformei em um sabão, que colocado na água mata as larvas da dengue”.

Superdotado, aluno garante que não é estudioso e ganha prêmio nos EUA

Hoje (10) pela manhã Gabriel foi premiado simbolicamente, na abertura do Fórum Nacional de Tecnologias, em Campo Grande, no Hotel Grand Park, que reúne secretários estaduais e fundações estaduais de amparo à pesquisa.

Elogiado pelo governador do Estado André Pucinelli (PMDB) e pelo secretário executivo do Ministério da Ciência e Tecnologia, Luís Antônio Elias, representando o ministro da Ciência e Tecnologia, Marco Antonio Raupp, Gabriel cativou o público. Sério, ele agradeceu a oportunidade das bolsas de estudos oferecidas pelas fundações de tecnologia.

Além da UFMS, o jovem cientista diz que vai prestar vestibular na USP (Universidade São Paulo), uma das mais concorridas do país. E para muitos, a aprovação é certa.

Ele garante que não é estudioso. “Não preciso estudar. Tenho facilidade para apreender”, disse o sortudo. Hoje, ele está matriculado na escola particular Nova Escola, mas quando ganhou o prêmio cursava o segundo ano na colégio estadual José Maria Hugo Rodrigues, no Bairro Mata do Jacinto.

Câmara Federal regulamenta carreira dos agentes comunitários de saúde
Com a presença de agentes comunitários nas galerias da Câmara, os deputados federais concluíram hoje (12) a votação do projeto de lei que regulamenta...
Anvisa libera serviço de vacinação em farmácias de todo o país
Farmácias e drogarias de todo o país vão poder oferecer o serviço de vacinação a clientes. A possibilidade foi garantida em resolução aprovada hoje (...


Gabriel, quando eu o conheci, já era notável o quanto você iria longe nos estudos. É gratificante ver um amigo alcançar conquistas na vida. Só tenho que ficar orgulhoso e feliz por você, e dizer Parabéns que Deus te Abençoe, guie no caminho certo, guarde e te de mais sabedoria, para toda a sua vida.
Você merece Cara.
Matheus B. Duquini.
Pibic Jr. - UFMS.
 
Matheus Bittencourt Duquini em 11/09/2013 15:19:00
Premiado na Feira de Iniciação Científica evento realizado na UFMS no mês de outubro desponta como excelente exemplo da qualidade em realizar um estudo científico de relevância mundial em educação. Na mídia local não aparecem nos noticiários locais, nacionais, pois são voltados para educação e orientação correta, principalmente o fato de estarem avaliados por doutores, mestres e pesquisadores convidados ao evento. Parabéns ao pesquisador jovem, um cidadão de Campo Grande leva ao fim da dengue faltam agora os incentivadores privados e públicos levarem este projeto adiante e acabar com os gastos inócuos fora da realidade.
 
Carlos Alberto Catalani em 11/09/2013 09:47:18
Quanto ele cobra pra formatar um computador ? Gostaria de saber qual Sistema Operacional ele usa! Obrigado e Parabéns!
 
Eduardo Sandim em 11/09/2013 08:43:49
Parabéns garoto, sucesso na sua carreira, o mundo só tem a ganhar com você. SUCESSO.
 
Kathiane Pereira em 11/09/2013 08:38:30
com certeza não perde o dia dele todinho empinando uma pipa na rua...parabéns rapaz e sucesso em sua futura carreira!!!
 
rafael riveros camargo em 11/09/2013 07:53:42
Que Allah (Deus) te acompanhe garoto, meus parabéns para você e a sua família, e para o Campo Grande News que está publicando a noticia. È muito importante uma universidade investir neste jovem cientista antes que ele seja "convidado" para estudar nos EUA onde irão investir em tudo para que ele ficasse lá. bom dia para todos.
 
Nassim Dhaher em 11/09/2013 07:43:13
Parabéns primo!!!
A tia Carla e o tio Odenir devem estar super orgulhosos.
 
Juliana Galdino em 11/09/2013 07:43:01
Parabéns por mais uma vitória Gabriel! ^^
 
Helyson Lucas em 10/09/2013 22:32:05
Os pais desse jovem devem estar muito orgulhosos. Que Deus - fonte de sabedoria - continue a abençoá-los em todos os sentidos, especialmente no que diz respeito à orientação desse futuro cientista. Parabéns.
 
Adilson Costa em 10/09/2013 21:17:48
Q excelente exemplo! Parabéns garoto! Q orgulho estarmos bem representados por vc mundo afora!
 
derci rezende em 10/09/2013 20:44:24
Realmente, o Gabriel tem um futuro promissor! Garoto de um GRANDE FUTURO...Merece todo o reconhecimento!...
Ele fez uma palestra a alguns meses atras no Cursinho de Vestibular em que eu estudo e nossa, que garoto inteligente!!!
Parabéns !
 
Carla Lopes em 10/09/2013 18:29:14
Parabéns ao Gabriel.
 
jose carlos em 10/09/2013 16:48:53
Parabéns Gabriel, você é a prova viva de que mesmo em meio a uma cultura de apologia a ignorância estabelecida no Brasil pode surgir um gênio
 
Rodrigo Lerias em 10/09/2013 16:22:09
Fico feliz ao ler esta notícia.
Mas triste ao mesmo tempo.
Parabéns Gabriel!
Seu lugar não é USP, seu lugar é de MIT prá frente.
Você deve estudar nos EUA ou Inglaterra.
A Dilma dá tantas bolsas, deveria dar uma bolsa para você que merece, num país tão deficiente de força intelectual!
 
Elviria Santos Ferreira em 10/09/2013 15:56:21
Parabéns ao jovem brilhante! Temos que incentivar quem estuda, premiar os melhores e parar de demagogia, separar alunos que querem estudar dos que só frequentam a escola para encontrar a "galera". Alunos bons em escolas públicas, muitas vezes são tripudiados pelos colegas, se começa a questionar nem os professores gostam. Então sugiro aos administradores públicos que façam escolas diferenciadas para esses estudantes que acabam se desmotivando pq, hoje, temos o ensino como um todo, nivelado por baixo pela própria "gurizada" que não quer saber de nada.
 
Elias Zamperoni em 10/09/2013 15:52:10
PARABÉNS PELOS PRÊMIOS.
 
valter martins em 10/09/2013 15:46:59
Parabéns, Gabriel!!!Torço muito pelo seu sucesso!!!
 
Roseneia Fernandes da Silva em 10/09/2013 15:36:41
Nessas horas eu vejo que o País Não está perdido! Parabéns Gabriel! Mostrando que aqui em Campo Grande, e no BRASIL possui SIM ALUNOS SUPERDOTADOS e HABILIDOSOS.
Não é só nos EUA. A diferença é que o EUA apoia e tem condições para o Superdotado crescer. Enquanto o Brasil praticamente omite os gênios que tem. Brasil Invista Já nos seus Superdotados que ai sim vamos ver a coisa andar!
 
ALINE GABRIELA PEREZ em 10/09/2013 15:31:47
Assim como disse a repórter: SORTUDO
 
Romeu Luitz em 10/09/2013 15:25:44
imagem transparente

Classificados


Desenvolvido por Idalus Internet Solutions