ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  26    CAMPO GRANDE 32º

Cidades

Transferido para MS ex-vereador que liderava milícia no RJ

Cristiano Girão Matias foi condenado por lavagem de dinheiro e formação de quadrilha

Nadyenka Castro | 24/10/2012 15:59
Girão veio para Campo Grande em voo comercial, com escolta. (Foto: Jornal Extra)
Girão veio para Campo Grande em voo comercial, com escolta. (Foto: Jornal Extra)

Está desde essa terça-feira na Penitenciária Federal de Campo Grande, o ex-vereador e sargento do Corpo de Bombeiros do Rio de Janeiro, Cristiano Girão Matias. Ele foi preso em 2009 e foi transferido do Complexo Penitenciário do Gericinó.

De acordo com o jornal Extra, a Secretaria Estadual de Administração Penitenciária do Rio de Janeiro, informou que a transferência de Girão Matias foi iniciada às 8h30min de ontem. Duas horas depois ele seguiu para Mato Grosso do Sul em voo comercial, com escolta.

O detendo estava preso na Penitenciária Lemos Brito, em Gericinó. Ele foi preso nas dependências da Câmara fluminense durante a operação Perfume de Gardênia, em 2009.

No ano passado ele foi condenado a 14 anos, seis meses e seis dias de reclusão em regime fechado pelos crimes de formação de quadrilha e lavagem de dinheiro.

De acordo com a denúncia do Ministério Público, desde pelo menos o ano de 1990, o bando de Girão Matias cobra de comerciantes contribuições semanais em dinheiro, sob o pretexto do oferecimento de segurança, utilizando-se de ameaça, exercida com emprego de armas de fogo.

A quadrilha ainda obtinha pagamentos daqueles que exploram o transporte alternativo de passageiros (carros, vans e motocicletas), o comércio de botijões de GLP (gás liquefeito de petróleo) e a distribuição clandestina de sinal de televisão a cabo. Os que se recusam a pagar eram expulsos do local e até mesmo assassinados.

Nos siga no Google Notícias