A notícia da terra a um clique de você.
Campo Grande, Quarta-feira, 13 de Dezembro de 2017

24/10/2012 15:59

Transferido para MS ex-vereador que liderava milícia no RJ

Cristiano Girão Matias foi condenado por lavagem de dinheiro e formação de quadrilha

Nadyenka Castro
Girão veio para Campo Grande em voo comercial, com escolta. (Foto: Jornal Extra)Girão veio para Campo Grande em voo comercial, com escolta. (Foto: Jornal Extra)

Está desde essa terça-feira na Penitenciária Federal de Campo Grande, o ex-vereador e sargento do Corpo de Bombeiros do Rio de Janeiro, Cristiano Girão Matias. Ele foi preso em 2009 e foi transferido do Complexo Penitenciário do Gericinó.

De acordo com o jornal Extra, a Secretaria Estadual de Administração Penitenciária do Rio de Janeiro, informou que a transferência de Girão Matias foi iniciada às 8h30min de ontem. Duas horas depois ele seguiu para Mato Grosso do Sul em voo comercial, com escolta.

O detendo estava preso na Penitenciária Lemos Brito, em Gericinó. Ele foi preso nas dependências da Câmara fluminense durante a operação Perfume de Gardênia, em 2009.

No ano passado ele foi condenado a 14 anos, seis meses e seis dias de reclusão em regime fechado pelos crimes de formação de quadrilha e lavagem de dinheiro.

De acordo com a denúncia do Ministério Público, desde pelo menos o ano de 1990, o bando de Girão Matias cobra de comerciantes contribuições semanais em dinheiro, sob o pretexto do oferecimento de segurança, utilizando-se de ameaça, exercida com emprego de armas de fogo.

A quadrilha ainda obtinha pagamentos daqueles que exploram o transporte alternativo de passageiros (carros, vans e motocicletas), o comércio de botijões de GLP (gás liquefeito de petróleo) e a distribuição clandestina de sinal de televisão a cabo. Os que se recusam a pagar eram expulsos do local e até mesmo assassinados. 



E o que, eu, campo-grandense tenho a ver se esse lixo matava lá no Rio de Janeiro pra ele estar aqui na minha cidade???
Campo Grande, com este presídio federal, está se tornando um lixão...
 
Wellington Sampaio em 25/10/2012 00:14:02
imagem transparente

Classificados


Desenvolvido por Idalus Internet Solutions