A notícia da terra a um clique de você.
Campo Grande, Sexta-feira, 15 de Dezembro de 2017

20/11/2012 10:44

Três municípios têm feriado da Consciência Negra

Francisco Júnior
Em Mato Grosso do Sul, o Dia Nacional da Consciência Negra é comemorado com feriado em três municípios. (Foto: Minamar Jr)Em Mato Grosso do Sul, o Dia Nacional da Consciência Negra é comemorado com feriado em três municípios. (Foto: Minamar Jr)

Em Mato Grosso do Sul, o Dia Nacional da Consciência Negra é comemorado com feriado em três municípios: Corumbá, Itaporã e Jaraguari. A data é prevista na Lei Estadual n° 3958 de 2010, mas não é considerada feriado no Estado.

Em vigor desde o ano passado, a Lei estadual não saiu do papel por conta de uma decisão do TJMS (Tribunal de Justiça de Mato Grosso do Sul), que considerou a medida inconstitucional a pedido da Fecomércio (Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo de Mato Grosso do Sul).

A explicação é que uma Lei Federal n°9093 de 1995 determina que os Estados do país só tenham um feriado, que em Mato Grosso do Sul é o dia 11 de outubro que comemora a Criação do Estado.

O argumento da Fecomércio é que com a criação de um dia extra de folga afeta a legislação trabalhista, o que é competência da União.

Conforme a decisão do dia 19 de outubro de 2011, o Órgão Especial do TJ decidiu por unanimidade que a criação de um novo feriado é inconstitucional já que o artigo 22 da Constituição Federal determina que só a União pode instituir feriados civis, já que eles interferem nas relações entre empregado e empregador.

A data foi estabelecida para marcar de comemoração da Consciência Negra pelo projeto de lei federal de número 10.639, no dia 9 de janeiro de 2003, porque coincide com o dia 20 de novembro de 1695, dia da morte de Zumbi dos Palmares, líder da resistência negra.

Em novembro do ano passado, a presidente Dilma Rousseff (PT) sancionou a Lei que criou o Dia Nacional de Zumbi e da Consciência Negra, mas que institui a comemoração e não o feriado, conforme o projeto do Congresso.

 

Autorização para psicólogos aplicarem terapia de reorientação sexual é mantida
O juiz Waldemar Cláudio de Carvalho, da 14ª Vara Federal de Brasília, decidiu hoje (15) tornar definitiva a decisão liminar (provisória) que havia pr...
Clientes de banco podem renegociar dívidas no "Caminhão do Quita Fácil"
A partir de segunda-feira (18), clientes das agências da Caixa de Campo Grande terão a possibilidade de renegociar suas dívidas atrasadas há mais de ...
Acordo entre poupadores e bancos vai beneficiar 30% dos que entraram na Justiça
Das 10 milhões de pessoas que entraram na Justiça por perdas no rendimento de cadernetas de poupança, apenas cerca de 3 milhões serão beneficiadas, s...


imagem transparente

Classificados


Desenvolvido por Idalus Internet Solutions