ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUINTA  18    CAMPO GRANDE 16º

Cidades

Tribunal de Justiça abre inscrições para jurados voluntários

Aline dos Santos | 19/04/2012 07:48

O TJ/MS (Tribunal de Justiça de Mato Grosso do Sul) está com inscrições abertas para quem quiser ser jurado voluntário. O interessado deve se dirigir ao Fórum, procurar o cartório das Varas do Tribunal do Júri, com a carteira de identidade e fazer a inscrição.

Para fazer parte do conselho de sentença, os jurados devem ser maiores de 18 anos, não podem ter ligações familiares com presos – principalmente por homicídios - nem antecedentes criminais.

Quem for jurado tem direito a vantagens: como presunção de idoneidade moral e prisão especial, em caso de crime comum, até o julgamento definitivo. Além de preferência, em caso de empate, nas licitações públicas e no provimento, mediante concurso, de cargo ou função pública, bem como nos casos de promoção funcional ou remoção voluntária.

Em Campo Grande, o programa Jurado Voluntário foi instituído em 2006. Também é possível exercer a cidadania participando dos júris nas comarcas do interior do estado.

Em Dourados, por exemplo, os interessados podem procurar o cartório da 3ª Vara Criminal, levando os documentos, e preencher o formulário de inscrição.

No Brasil, somente os crimes de homicídio e tentativa de homicídio são julgados no Tribunal do Júri.

Nos siga no Google Notícias