A notícia da terra a um clique de você.
Campo Grande, Sexta-feira, 15 de Dezembro de 2017

04/02/2014 16:29

UFPR fará traçado de ferrovia que ligará Maracaju ao Porto de Paranaguá

Bruno Chaves
Reunião em Brasília que definiu metas para o estudo ser concluído (Foto: Divulgação/Assessoria)Reunião em Brasília que definiu metas para o estudo ser concluído (Foto: Divulgação/Assessoria)

O traçado da ferrovia Maracaju-Paranaguá, que ligara Mato Grosso do Sul ao Porto de Paranaguá (PR), um dos principais do País, será traçado pela UFPR (Universidade Federal do Paraná). A ferrovia terá mais de mil quilômetros e deverá facilitar e baratear o escoamento da produção agrícola da região.

O Instituto Tecnológico de Transportes e Infraestrutura da UFPR fará o anteprojeto. O órgão foi escolhido após reuniões em Brasília (DF), que contou com a participação do senador Sérgio Souza (PMDB-PR), do presidente da ANTT (Agência Nacional de Transportes Terrestres), Jorge Bastos, e o coordenador de projetos do Instituto Tecnológico, Eduardo Ratton.

Segundo a assessoria de imprensa do Instituto Tecnológico, nos encontros foi abordada a necessidade e urgência da elaboração do esboço do traçado da ferrovia, que trará alterações no projeto inicial da malha viária para que as áreas legalmente protegidas, como terras indígenas e unidades de conservação, não sejam afetadas.

Estimativa da Universidade Federal aponta que a entrega do anteprojeto ocorrerá ainda em fevereiro de 2014, em um prazo de até 20 dias. Depois de o traçado ser concluído, a Empresa de Planejamento e Logística estabelecerá um termo de cooperação com a UFPR para a realização dos estudos ambientais.

Governo Federal reduz período do horário de verão para 2018/19
O presidente Michel Temer assinou hoje (15) um decreto reduzindo em duas semanas o horário de verão em 2018. No ano que vem, a medida começará a vale...
Inscrições para o Vestibular 2018 da UFMS seguem abertas
A UFMS (Universidade Federal de Mato Grosso do Sul) segue com inscrições abertas para o Vestibular 2018, que selecionará alunos para cursos de gradua...
Autorização para psicólogos aplicarem terapia de reorientação sexual é mantida
O juiz Waldemar Cláudio de Carvalho, da 14ª Vara Federal de Brasília, decidiu hoje (15) tornar definitiva a decisão liminar (provisória) que havia pr...
Clientes de banco podem renegociar dívidas no "Caminhão do Quita Fácil"
A partir de segunda-feira (18), clientes das agências da Caixa de Campo Grande terão a possibilidade de renegociar suas dívidas atrasadas há mais de ...


Parabéns, até que enfim, alguém começa a se preocupar com o escoamento mais racional da produção agrícola, viajando entre Campo Grande e Ponta Porã, fiquei inconformado ao ver o abandono da Ferrovia que fazia a ligação neste trajeto. Imaginei com certa tristeza e indignação a falta de uma posição governamental (descaso). Porém ao ler este artigo parece que alguma luz no final do túnel começa a brilhar.
Atenciosamente
Alfredo Barbosa, Proprietário rural
 
Alfredo Barbosa em 04/02/2014 17:35:29
imagem transparente

Classificados


Desenvolvido por Idalus Internet Solutions