ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
MARÇO, SEXTA  29    CAMPO GRANDE 23º

Cidades

Últimos dias de inverno alcançam picos históricos de calor em MS

Michel Faustino | 22/09/2015 22:35
Com calor de 36ºC nesta tarde em Campo Grande, meninos aproveitam para se refrescar nas águas do Imbirussú. (Foto: Marcos Ermínio)
Com calor de 36ºC nesta tarde em Campo Grande, meninos aproveitam para se refrescar nas águas do Imbirussú. (Foto: Marcos Ermínio)
Tabela mostra médias de temperatura registradas em setembro.
Tabela mostra médias de temperatura registradas em setembro.

Os dois últimos dias de inverno em Mato Grosso do Sul atingiram picos históricos de calor registrados nos últimos dez anos. Ontem (21), a sensação térmica chegou a 51ºC, conforme a mais alta, registrada em Coxim, a 260 quilômetros da Capital. Nesta terça-feira (22) o município de Água Clara registrou a maior temperatura 39,9°C e a umidade mínima absoluta de 10%. Na Capital a temperatura foi de 36,4°C e a umidade relativa do ar 18%, segundo dados do Cemtec-MS.

De acordo a meteorologista Cátia Braga, do Cemtec-MS, o forte calor é característico dos últimos dias do inverno que é marcado pela baixa umidade do ar. Conforme a média dos últimos dez anos, a temperatura máxima registrada em Mato Grosso do Sul durante o mês de setembro foi em 2010, na cidade de Coxim onde a temperatura chegou a 42ºC.

Segundo Cátia, a primavera, que começa nesta quarta-feira (23) trará chegará com temperaturas elevadas e
umidade muito baixa, o que exigirá atenção.

Os municípios de Sonora, Aquidauana, Água Clara, Terenos, Bandeirantes e cidades próximas amanhecem com temperaturas em torno de 25°C. No período da tarde o calor será maior nas chamadas ilhas de calor que ocorrem nos grandes centros.

Temperaturas na região pantaneira e norte de 40°C. A umidade relativa do ar ficará abaixo de 20%. O índice de radiação ultravioleta ficará com valores máximos. Onde há nebulosidade esse índice tende a
ser atenuado em até 70%.

Na capital Campo Grande sol entre nuvens e manhã com 25°C. À tarde tende a subir e registrar 35 a 37°C. Umidade relativa do ar muito baixa e ficará no estado e emergência ou alerta: entre 12 e 20%.

Alívio – De acordo com dados do Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia), o tempo segue baixos índices de umidade do ar até sexta-feira (25), com máximas de 41°C no Estado e 38°C na Capital. A umidade do ar pode chegar a até 15%, valor considerado baixíssimo.

Porém no sábado (26), a previsão é de tempo parcialmente nublado com possibilidade de chuva em áreas isoladas exceto no oeste, centro e sul do estado, onde haverá trovoadas, pancadas de chuva e até queda de granizo. Nessas áreas haverá acentuado declínio de temperatura, com os termômetros variando entre 39°C e 20°C. A umidade do ar sobe bem e pode atingir de 35 a 95%. Na Capital os termômetros ficam entre 30°C e 24°C e a umidade varia entre 60 e 95%.

Nos siga no Google Notícias