A notícia da terra a um clique de você.
Campo Grande, Segunda-feira, 18 de Dezembro de 2017

09/09/2013 08:16

Universidades públicas ficam à frente de privadas em ranking das melhores

Aliny Mary Dias

Cinco universidades de Mato Grosso do Sul apareceram no Ranking Universitário Folha 2013, divulgado nesta segunda-feira (9). Na publicação, três instituições públicas estão à frente de duas particulares do Estado.

De acordo com a publicação, a pesquisa, que avaliou 192 instituições, leva em conta cinco áreas e outros subindicadores. As áreas pesquisadas são internacionalização, pesquisa, inserção no mercado de trabalho, ensino e inovação.

Entre as áreas, a pesquisa equivale a 40 pontos do total, o ensino pode chegar a 32 pontos, o mercado de tralho pode atingir 18 pontos, a internacionalização 4 e a inovação equivale a 4 pontos do total. Somados, os pontos podem chegar a 100 e a somatória equivale o número total de cada instituição.

A UFMS (Universidade Federal de Mato Grosso do Sul) é a melhor do Estado e na colocação nacional ficou em 32º. Em seguida aparece a UFGD (Universidade Federal da Grande Dourados) em 85º lugar no ranking nacional.

A terceira universidade pública do Estado na lista é a UEMS (Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul) 112º lugar.
As únicas universidades privadas de Mato Grosso do Sul que constam na lista são a Uniderp Anhanguera na 108ª posição nacional e a UCDB (Universidade Católica Dom Bosco) que ficou na 121ª colocação.

Em relação ao ranking de 2012, a única alteração na avaliação foi a colocação das universidades particulares. No ano passado, a UCDB aparecia na 117ª colocação e a Uniderp no 123º lugar.

Brasil – As cinco melhores universidade do país, de acordo com a pesquisa, são a USP (Universidade de São Paulo), a UFRJ (Universidade Federal do Rio de Janeiro), a UFMG (Universidade Federal de Minas Gerais), a UFRGS (Universidade Federal do Rio Grande do Sul) e para fechar a lista a Unicamp (Universidade Estadual de Campinas).

A pesquisa completa, inclusive separada por cursos, pode ser conferida neste link.

Conselho de Psicologia aprova resolução com regra para atendimento a transexuais
Em meio à polêmica que cerca a iniciativa de psicólogos para derrubar, na Justiça, uma resolução do Conselho Federal de Psicologia (CFP) que proíbe o...
Temer veta projeto sobre negociação coletiva no serviço público
O presidente Michel Temer vetou integralmente o Projeto de Lei nº 3.831/15, aprovado pelo Congresso Nacional, que estabelecia normas para a negociaçã...


Putzzz UCDB com mensalidade carissima e fica atraz da UNIDERP, isso e uma vergonha!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!
 
João carlos em 18/09/2013 12:38:08
Estudei na UFMS...só que infelizmente muitos alunos conseguem vaga lá mas não valorizam, não estudam, ficam de DP pq não dedicam ao estudo...como algumas pessoas ja colocaram, o profissional que sai das universidades, publica ou particular, dependerá de seu esforço e dedicação.Tem gente que ganha a asa, mas não sabe voar.
 
jussara sandim em 10/09/2013 07:57:07
"UFMS tem faltas de professores e por ai vai..." Por favor, né Roberto... isso é desculpinha de aludo de particular que não passou na pública! Se não tem professor em um semestre, faz-se a disciplina no semestre seguinte. Isso não influencia na qualidade da educação!
 
Marcelo Tosta em 09/09/2013 15:21:59
Eu estudei na particular (UNIDERP/ANHANGUERA), mas sinto dizer que apesar de ser uma instituição privada não difere das outras, todos tem potencial de ser a melhor, quem faz a diferença são os alunos, o esforço deles que conta, a universidade pode ser a melhor ter nome, mas é a estrutura e o planejamento da Universidade, que vão alavancar o sucesso, os alunos tem que estudar e se não estudam, são péssimos profissionais, não é culpa da faculdade/Universidade, outros acham que estudar na Particular vão passar mesmo assim, ledo engano, vão ficar pra trás, isso sim...carregar dependências até conseguir passar o semestre, não é fácil, só quem passou por esta situação sabe, se não estudam não passam, então a Universidade pode ser a melhor e ter nome a diferença quem faz somos nós estudantes...
 
Elayne Fontes em 09/09/2013 13:00:28
Concordo com a noticia em partes, a parte que a UFMS é melhor sem dúvida, só que o aluno pra entrar ali tem que estudar, mas será que estudar é algo tão dificil assim?! estudar n mede esforço, preparo profissional, mede intelecto ... bom, pra mim é uma instituição publica que valoriza o intelecto apenas, se o aluno for bom ele dá amém >>pela falta de professor, pela péssima organização administrativa e o ambiente em alguns lugares precario.
 
Laura Zotelli em 09/09/2013 12:32:03
A Anhanguera ficou bem colocada esse ano porque ela comprou a UNIBAN de São Paulo, agora para ver a qualidade de uma e outra, basta assistir uma aula na UCDB e depois na Anhanguera, na Anhanguera os professores não conseguem terminar a ementa de ensino semestral e muito menos são cobrados por isso.
 
Marcos Wild em 09/09/2013 12:16:00
Uniderp Anhanguera a frente da UCDB quem diria heim kkkkk
 
Diego Souza em 09/09/2013 11:11:02
Sem dúvidas, é de conhecimento geral que as instituições públicas de ensino superior superam de longe as privadas, a começar pela qualidade dos seus acadêmicos, já que pra entrar na pública é preciso estudar.
 
Kaio Gleizer em 09/09/2013 11:03:04
As universidades públicas têm, indiscutivelmente, o melhor ensino. Tenho orgulho de ser fruto da UFMS. Os problemas que permeiam lá são de ordem maior e complexo, políticos de nosso país. Políticas publicas eficazes são necessárias. Parabéns aos que realmente trabalham para esse resultado positivo!!!!
 
ingrid ferreira em 09/09/2013 10:34:05
Sr. Martini, leia a matéria atentamente: essa lista ("ranking") é organizada pela empresa Folha de São Paulo e não pelo Governo Federal. Por sinal, a empresa Folha faz oposição sistemática contra o governo mas, felizmente, tem a descência de se ater aos fatos quando elabora essas listas.
De resto, a grande maioria dos "problemas" divulgados pela mídia sobre a UFMS, não passa de espuma gerada pela oposição.
 
Eduardo Figueiredo em 09/09/2013 10:26:25
Se o governo não valorizar a péssima educação, quem vai valorizar??? UFMS tem faltas de professores e por ai vai.... condições péssimas tanto para professores e alunos, agora vem com essa de melhor!!! fala sério, O GOVERNO NÃO ENTENDE QUE O POVO ACORDOU????
 
Roberto Martini em 09/09/2013 10:05:15
Finalmente a UFMS saiu das paginas policiais e voltou para onde sempre devia estar.
 
janine berg em 09/09/2013 08:30:49
imagem transparente

Classificados


Desenvolvido por Idalus Internet Solutions