ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, TERÇA  23    CAMPO GRANDE 31º

Cidades

Veja o que é proibido em MS no dia das eleições

Redação | 02/10/2010 09:57

Polícias Federal, Civil e Militar e até o Exército vão estar envolvidos no combate a crimes eleitorais nestas eleições em Mato Grosso do Sul. Para evitar qualquer complicação, no domingo o eleitor deve ficar atento as regras.

Apesar de alguns estados liberare, a partir das 3h de 3 de outubro, por exemplo, é proibida venda de bebidas alcoólicas, por conta da Lei Seca, valida para Mato Grosso do Sul, conforme portaria do TRE.

Já na hora de votar, não é permitido entrar na cabine de votação com telefones celulares ligados, máquinas fotográficas e filmadoras. Os equipamentos devem ser deixados com o mesário antes do início do voto.

Também são vetados distribuição de santinhos de candidatos, uso de alto-falantes e amplificadores de som, comícios ou carreatas e bandeiraçoes.

Nenhum candidato pode custear transporte de eleitores para a votação ou oferecer benefícios em troca do voto, como bens, combustível ou dinheiro.

A boca de urna é proibida e punível com detenção de seis meses a um ano ou prestação alternativa de serviços à comunidade.

O eleitor poderá levar "cola" com o número do candidato, usar broches e adesivos, mas se aparecer com camiseta de político poderá ser impedido de votar pelos mesários que têm o direito de pedir à pessoa que troque de roupa antes de seguir à urna.

Só é permitida propaganda eleitoral até às 22 horas de sábado.

O eleitor poderá votar no domingo a partir das 8h. As seções estarão abertas até as 17h. Caso ainda exista fila, os eleitores receberão senhas para garantir o direito ao voto.

Nos siga no Google Notícias