A notícia da terra a um clique de você.
Campo Grande, Sábado, 16 de Dezembro de 2017

20/12/2015 15:27

Verão começa na terça-feira com mais pancadas de chuva e ventos fortes

Caroline Maldonado
O sol eleva as temperaturas e a sensação de abafamento é ainda maior no verão (Foto: Marcos Ermínio)O sol eleva as temperaturas e a sensação de abafamento é ainda maior no verão (Foto: Marcos Ermínio)

Ventos fortes, transbordamento de rios e alagamentos. Tudo isso fez com que 22 cidades decretassem situação de emergência em Mato Grosso do Sul, durante a primavera. A estação termina nesta semana, com a chegada do verão na próxima terça-feira (22).

A previsão é de mais pancadas de chuva e ocorrência de descargas elétricas até 20 de maço de 2016, quando a estação termina para dar lugar ao outono.

Conforme o Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia), as chuvas repentinas do verão ocorrem em função de uma corrente de ar quente e úmido que tem origem na região Amazônica. Em combinação com a passagem de frentes frias, ocorrem episódios da chamada ZCAS (Zona de Convergência do Atlântico Sul), uma extensa faixa de nuvens de chuva, que vai do norte até a região sudeste.

As chuvas devem ser mais frequentes durante as tardes, em geral de curta duração, muitas vezes de forte intensidade e associadas às descargas elétricas e rajadas de vento. Pode ocorrer queda de granizo, além de haver o risco ocasional de transbordamento de rios, alagamentos e deslizamentos de terra em áreas de encosta.

O sol eleva as temperaturas e a sensação de abafamento é ainda maior nesta época do ano, devido ao elevado conteúdo de umidade no ar. Em março, a temperatura máxima média é de 30,7°C em Campo Grande, de acordo com levantamento feito pelo Inmet, desde 1961. Desta vez, no entanto, a tendência é de que o verão tenha temperaturas entre 1°C a 2°C acima da média na maior parte de MS.

Mega-Sena pode pagar R$ 39 milhões no sorteio deste sábado
A Mega-Sena deste sábado (16), que está acumulada, pode pagar R$ 39 milhões para quem acertar os seis números. O concurso 1.997 ocorre às 20 horas, h...
MEC deve homologar Base Comum Curricular na próxima quarta-feira
O Ministério da Educação informou que a Base Nacional Comum Curricular (BNCC), aprovada hoje (15) pelo Conselho Nacional de Educação (CNE), deve ser ...


imagem transparente

Classificados


Desenvolvido por Idalus Internet Solutions