ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  19    CAMPO GRANDE 19º

Cidades

Verão deve registrar aumento no volume de chuvas em MS

Daniel Machado | 20/12/2014 16:29

De acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), o verão inicia com altas temperaturas em Mato Grosso do Sul, porém com fortes chuvas, ventos e trovoadas.

A estação mais quente do ano começa oficialmente neste domingo (21) às 20h03 no Estado e vai até 20 de março, e aponta para forte aumento no volume das chuvas e na sensação de abafamento.

Segundo o Inmet, o verão de 2014 e 2015 deve registrar um acumulado de chuvas próximo às médias históricas em Mato Grosso do Sul, com possibilidade de um volume ainda maior entre as regiões oeste e sul do estado.

De acordo com o instituto, o aumento no volume de chuvas se deve principalmente à presença de uma corrente de ar quente e úmido da Amazônia. Essa corrente de ar, em conjunto com a passagem de frentes frias, forma episódios de uma chamada Zona de Convergência do Atlântico Sul (ZCAS), que é um sistema responsável por provocar vários dias de tempo nublado e chuvas persistentes que amenizam o calor.

Também durante a estação, é frequente a ocorrência de pancadas de chuva de verão, que são pancadas de curta duração, algumas vezes fortes, com descargas elétricas e rajadas de vento, geralmente no período da tarde e que podem ser acompanhadas de queda de granizo.

Nos siga no Google Notícias