5 truques para alongar a sua silhueta
Conheça essas dicas para evitar esse efeito visual
Você já se olhou no espelho e sentiu que algo na roupa estava "achatando" sua silhueta? Ou que determinada combinação te deixava com aparência mais larga ou mais baixa do que realmente é? A boa notícia é que isso tem solução. Pequenos ajustes na modelagem das roupas, na maneira de ajeitar a roupa no corpo e na escolha dos acessórios fazem toda a diferença, para homens e mulheres.
A seguir, compartilho cinco truques inteligentes e fáceis de aplicar que ajudam a alongar a silhueta e usar a roupa a seu favor.
Aposte no visual monocromático
Usar peças da mesma cor na parte de baixo e na parte de cima, ou em tons próximos, evita que o corpo seja “cortado” visualmente bem no centro. Ou seja, ao invés de cortes horizontais no corpo, com a delimitação das peças e dos sapatos, a visão é apenas de uma linha vertical e isso alonga a silhueta. Então se você usar uma calça e uma camisa azul marinho e um sapato preto, vai ficar com a silhueta mais alongada do que se optar por uma camisa branca, calça azul marinho e sapato bege (neste exemplo seriam dois cortes: entre a calça e a camisa e entre a calça e o sapato).
Linha de pernas mais comprida que o tronco
Quando o comprimento das pernas parece mais longo que o tronco, a silhueta fica mais longilínea. Para isso, aposte em cós médio ou alto para calças, blusas/camisas/camisetas por dentro da calça, pelo menos na parte da frente e barras ajustadas: se a calça for reta, a barra deve encostar no peito do pé. Se for uma calça pantalona, deve estar a meio centímetro de arrastar no chão.
Marcação dos pontos mais finos do corpo: pulsos, saboneteiras e cintura
Arregaçar as mangas da camisa para deixar os punhos à mostra, usar cinto marcando a cintura (ou o quadril no caso dos homens), ou usar uma blusa que deixe as saboneteiras à mostra deixa a silhueta mais longilínea.
Sapatos na mesma cor da parte de baixo
O truque aqui é não criar “quebra” entre o fim da perna e o início do pé. Por isso, sapatos da mesma cor da calça ou da saia alongam a silhueta. Lembre-se que quanto menos cortes horizontais provocados pelas peças de cores diferentes, mais longilíneo parece o corpo.
Evite roupas muito soltas
Peças muito soltas, com modelagens muito amplas no corpo criam linhas horizontais no corpo e achatam a silhueta. É importante que a roupa seja ajustada ao seu tamanho, nem apertada e nem larga demais.
Saber usar a moda estrategicamente não é sobre seguir regras engessadas — é sobre destacar seus pontos fortes e se sentir mais seguro (a) com o que escolhe vestir.
(*) Larissa Almeida é formada em Comunicação Social pela UFMS e pós-graduada em Influência Digital pela PUC-RS. Trabalhou durante 14 anos na área de comunicação e imagem em importantes instituições como Caixa Econômica Federal, Prefeitura de Campo Grande, Governo do Estado de Mato Grosso do Sul, Senado Federal, além de ter coordenado a comunicação da Sanesul. Consultora de imagem formada pelo RML Academy e Centro Universitário Belas Artes de São Paulo. Especialista em Dress Code e comportamento profissional por Cláudia Matarazzo e RMJ Treinamento e Desenvolvimento Empresarial. Siga no Instagram @vistavoce_.
Os artigos publicados com assinatura não traduzem necessariamente a opinião do portal. A publicação tem como propósito estimular o debate e provocar a reflexão sobre os problemas brasileiros.