ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
MAIO, SÁBADO  04    CAMPO GRANDE 22º

Boa Imagem

O que suas unhas dizem sobre você?

Quando pensamos em imagem, toda e qualquer informação visual transmite mensagens

Por Larissa Almeida (*) | 31/10/2023 14:11

Os cuidados pessoais são importantíssimos quando falamos em imagem pessoal, e as unhas estão incluídas nisso. Unhas limpas, cortadas/lixadas e cutículas hidratadas fazem toda a diferença nas mãos de homens e mulheres, e ninguém precisa passar esmalte caso não queira. Mas para as adeptas do esmalte e de formatos de unhas mais longos, é importante ter em mente os códigos visuais implícitos em cada um.

É preciso observar também o contexto profissional em que se está inserida (o). Uma unha stiletto na cor preta, aquela com formato pontiagudo, pode funcionar bem para uma profissional da área de beleza, mas para uma médica ou advogada pode soar ameaçador e atrapalhar a comunicação.

Unhas cortadas mais curtas, rente aos dedos ou só um pouco maior, com formato quadrado suave nas laterais ou arredondado, pintadas de uma cor só, ou seja, sem decoração (francesinha, desenhos de forma geral) e de tons neutros como beges, nudes, marrons, pretos e vermelho, transmitem uma mensagem mais clássica, mais sofisticada e funcionam muito bem para todas as profissões. Isso porque faz parte de uma estética mais clean e não cria mais uma informação no visual.

Já uma unha decorada, francesinha ou desenhos e apliques, seria como um acessório a mais e poderia ser usada por profissionais de áreas relacionadas à moda, estética e comunicação. Funciona melhor para pessoas que querem transmitir uma mensagem mais criativa, ou mais romântica e com certeza mais informal. Mas é preciso tomar cuidado com os desenhos, porque pode acabar infantilizando a sua imagem.

Com relação ao formato, unhas muito longas comunicam mais sensualidade, e podem acabar atrapalhando profissionais de áreas da saúde e outras profissões que precisam transmitir praticidade e agilidade.

Independente do formato e cor que você escolha, saiba que está comunicando mensagens, e o melhor é que isso seja feito com intenção.

(*) Larissa Almeida é formada em Comunicação Social pela UFMS e pós-graduada em Influência Digital pela PUC-RS. Trabalhou durante 14 anos na área de comunicação e imagem em importantes instituições como Caixa Econômica Federal, Prefeitura de Campo Grande, Governo do Estado de Mato Grosso do Sul, Senado Federal, além de ter coordenado a comunicação da Sanesul. Consultora de imagem formada pelo RML Academy e Centro Universitário Belas Artes de São Paulo. Especialista em Dress Code e comportamento profissional por Cláudia Matarazzo e RMJ Treinamento e Desenvolvimento Empresarial. Siga no Instagram @vistavoce_.

Nos siga no Google Notícias