ACOMPANHE-NOS    
AGOSTO, SEGUNDA  08    CAMPO GRANDE 20º

Em Pauta

100 milhões empregados? Crescimento surpreende

Por Mário Sérgio Lorenzetto | 23/07/2022 09:51
Campo Grande News - Conteúdo de Verdade

A melhora no mercado de trabalho surpreendeu o governo e analistas fez com que a projeção fosse elevada. O ministério da Economia elevou em um ponto percentual a estimativa que tinha há dois meses. Agora, a esperança é de que o total de trabalhadores empregados chegará na marca de 100 milhões até o final do ano.


Campo Grande News - Conteúdo de Verdade

Desemprego caiu de 11,8% para 9,9%.

A pesquisa Focus, do Banco Central, iniciou o ano projetando um desemprego de 11,8% em 2022 e agora está com 9,9%. Esse número está em linha com os 9,8% apontados pelo IBGE no trimestre encerrado em maio. Há pouco mais de um ano, o IBGE mostrava uma desocupação de quase 15%.


Campo Grande News - Conteúdo de Verdade

Piora a inflação?

Se as nuvens perversas do desemprego estão sendo dissipadas, as da inflação estão se acumulando. Há um debate importante, pouco usual no Brasil, sobre a "taxa natural de desemprego". A taxa natural é aquela que não acelera a inflação. Mesmo estando em alta, o mercado de trabalho não pode ser um fator de pressão inflacionária. É simples, emprego também aumenta gastos. Aumento de gastos eleva a inflação. E há um cenário agudo de inflação mundial. Pelo menos em sua parte ocidental. Não temos uma só tênue luzinha indicando melhoras nos índices de inflação. E tanto faz quem será eleito em outubro.

Nos siga no Google Notícias