ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  19    CAMPO GRANDE 29º

Em Pauta

100 milhões empregados? Crescimento surpreende

Mário Sérgio Lorenzetto | 23/07/2022 09:51
Campo Grande News - Conteúdo de Verdade

A melhora no mercado de trabalho surpreendeu o governo e analistas fez com que a projeção fosse elevada. O ministério da Economia elevou em um ponto percentual a estimativa que tinha há dois meses. Agora, a esperança é de que o total de trabalhadores empregados chegará na marca de 100 milhões até o final do ano.


Campo Grande News - Conteúdo de Verdade

Desemprego caiu de 11,8% para 9,9%.

A pesquisa Focus, do Banco Central, iniciou o ano projetando um desemprego de 11,8% em 2022 e agora está com 9,9%. Esse número está em linha com os 9,8% apontados pelo IBGE no trimestre encerrado em maio. Há pouco mais de um ano, o IBGE mostrava uma desocupação de quase 15%.


Campo Grande News - Conteúdo de Verdade

Piora a inflação?

Se as nuvens perversas do desemprego estão sendo dissipadas, as da inflação estão se acumulando. Há um debate importante, pouco usual no Brasil, sobre a "taxa natural de desemprego". A taxa natural é aquela que não acelera a inflação. Mesmo estando em alta, o mercado de trabalho não pode ser um fator de pressão inflacionária. É simples, emprego também aumenta gastos. Aumento de gastos eleva a inflação. E há um cenário agudo de inflação mundial. Pelo menos em sua parte ocidental. Não temos uma só tênue luzinha indicando melhoras nos índices de inflação. E tanto faz quem será eleito em outubro.

Nos siga no Google Notícias