ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  26    CAMPO GRANDE 31º

Em Pauta

5 lugares para buscar vida extraterrestre

Mário Sérgio Lorenzetto | 14/11/2019 06:21
5 lugares para buscar vida extraterrestre

O ser humano está embarcado no incansável empenho de encontrar vida em outros mundos do sistema solar. Todavia, na história da exploração espacial só existiu uma missão que partiu em busca de vida extraterrestre: a Viking, que em 1976, conseguiu pousar duas sondas gêmeas em Marte. Ainda que se contem em dezenas, as explorações espaciais de todos tipos e interesses, não conseguiram aportar dados definitivos e suficientes para termos a mínima clareza de que existe vida fora de nosso planeta. Para os cientistas, estes são os 5 lugares mais propícios à existência de algum tipo de vida:

Marte

5 lugares para buscar vida extraterrestre

A eterna incógnita se existe vida microbiana em Marte não pode ser resolvida com as sondas Vikings. Elas produziram resultados confusos. Desde então, outras missões tentaram determinar a existência de elementos condicionantes para a vida como a entendemos. Um deles é o carbono. Se não conseguiram confirmar a existência desse elemento chave, nos dão certeza de que há metano. Essa é uma molécula orgânica muito simples. A maior parte do metano terrestre é de origem biológico. Mas há outras moléculas mais complexas. A Curiosity confirmou a existência dessas moléculas. Outro requisito é a presença de água líquida. Não há nada visível. Mas é bem provável que exista um grande lago de água líquida embaixo do gelo do polo sul de Marte. Não dá para afirmar nada. As apostas estão abertas.

Europa

5 lugares para buscar vida extraterrestre

A menor das quatro luas de Júpiter - ligeiramente menor que a lua terrestre - está há décadas em um lugar de honra na busca pela vida extraterrestre. O motivo dessa posição seria um grande oceano de água líquida que se supõe existir embaixo do solo de gelo. Mas não há confirmação dessa fonte de água até hoje. A sonda Galileu, de 1997, deu a impressão de que há géiseres no gelo da Europa. Duas naves, uma da NASA e outra da ESA, serão lançadas para fotografá-la melhor. A foto é da NASA, mostra a superfície gelada da Europa.

Encélado

5 lugares para buscar vida extraterrestre

O caso de Encélado é similar à da Europa. Todavia, há algumas diferenças substanciais. Essa pequena lua de Saturno teve seus géiseres confirmados pela sonda Cassini. Essa sonda também confirmou a presença de metano, nitrogênio, CO2, amônia e outras moléculas orgânicas complexas. Também são bastante sólidos os dados que mostram a existência de um oceano de água salgada sob sua capa de gelo. Não se conhecem os interesses que subsistem por trás das sondas e naves espaciais, mas, até o momento, se há vida em algum lugar fora da Terra, o melhor candidato é Encélado.

Titan

5 lugares para buscar vida extraterrestre

Essa é a maior lua de Saturno. A sonda Huygen, da ESA, em 2005, pousou e fotografou essa lua por 90 minutos. Titan honra seu nome, é uma grande lua, 50% maior que a terrestre. Do que se conhece, é a única com atmosfera densa e com massa de metano líquido na superfície. Os cientistas creem que possa existir água embaixo do mar de metano.

Ganímedes

5 lugares para buscar vida extraterrestre

Devido a seu tamanho, Ganimedes é um quase-planeta. Esse satélite de Júpiter é o nono objeto, em tamanho, do sistema solar. É a única lua com um campo magnético próprio. O Hubble mostrou a existência de um oceano salino escondido embaixo de 150 quilômetros de gelo. Os cientistas especulam que em Ganimedes haveria até seis vezes mais água que na Terra. Seria água em forma de sanduíche. Uma camada de gelo, uma líquida e assim por diante. Ganimedes será o principal objetivo da missão Juice, da ESA, a ser lançada em 2022.

Nos siga no Google Notícias