ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEGUNDA  29    CAMPO GRANDE 33º

Em Pauta

A 1ª guerra mundial começou em 1602 e atingiu o Brasil

Por Mário Sérgio Lorenzetto | 12/04/2024 08:50
Campo Grande News - Conteúdo de Verdade

Qualquer livro de história que você tenha às mãos, situará o início da Primeira Guerra Mundial em 1914. É um equívoco. Muito antes, em 1602, foi destinada uma guerra que envolveria a Europa, Ásia, África e Ásia, chegando ao Brasil com uma força de 26 navios e 3.700 soldados. A nossa caolha história trata esse evento como "Invasões Holandesas". Foi muito mais ampla que atacar Salvador.


Campo Grande News - Conteúdo de Verdade

A união de forças arquimilionárias.

A Holanda tinha organizado suas disputas pelas especiarias e descobrimentos de novas terras de forma muito diferente de outros países europeus. Constituiu duas empresas privadas, a Companhia das Índias Orientais (VOC) e a congênere Companhia das Indias Ocidentais (WIC). Ambas tornaram-se imensamente ricas. Também tinham um poder desmesurado: podiam contratar pessoal do exército com a condição de que jurassem fidelidade à Holanda. Essas duas potências se uniram para arcar as colônias que pertenciam à Espanha e à Portugal. A guerra contra a Espanha ficava por conta do governo holandês.


Campo Grande News - Conteúdo de Verdade

Guerra global.

Entre 1602 e o início de 1663, sessenta anos, as duas companhias atacaram colônias espanholas e portuguesas no Brasil, Chile, África Oriental e Ocidental, no Golfo Pérsico, na Índia, no Sri Lanka, na Indonésia, nas Filipinas e na China. Na realidade essa foi a primeira guerra mundial.


Campo Grande News - Conteúdo de Verdade

Resultados variados.

Não se sabe quantas pessoas dos outros países morreram, mas até a metade dessa guerra, mais de um milhão de holandeses tinha morrido. Houve a necessidade de contratar mercenários alemães em grande quantidade. E será um alemão, Maurício de Nassau, que virá ao Brasil. Os holandeses tiveram êxito na Índia e na Indonésia, em compensação, foram derrotados em Manila, Macau, Angola e Moçambique, levando-os a constituírem uma nova cidade na extremidade da África, a atual Cidade do Cabo, para proteger suas rotas no Oceano Índico.


Campo Grande News - Conteúdo de Verdade

Três bilhões para irem embora.

Foram sessenta e três toneladas de ouro, o equivalente a três bilhões de reais, pagos para os holandenses irem guerrear em outros rincões. O ufanismo dos historiadores nacionais até bem pouco tempo contou a história da saída dos holandeses do nordeste brasileiro como uma empolgante vitória pelas armas. Não foi. Foi pelo peso do ouro. Dominaram boa parte de nosso território durante trinta anos (1624 a 1654).

Nos siga no Google Notícias