ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUARTA  24    CAMPO GRANDE 27º

Em Pauta

A ciência explica o profundo vínculo que temos com cães

Mário Sérgio Lorenzetto | 14/12/2019 08:17
A ciência explica o profundo vínculo que temos com cães

O que há exatamente nos cães que fazem os humanos se relacionarem tão profundamente com eles? Para começar, os cães tiveram de se adaptar à vida acompanhados com seres humanos nos últimos 10 mil anos. E eles fizeram isso muito bem. O cão é o único animal que evoluiu especificamente para ser nosso companheiro e amigo. Se transformaram de lobos perigosos da Ásia Central em animais que interagimos da mesma maneira que com outros humanos. Ou até melhor.

A ciência explica o profundo vínculo que temos com cães

Posso me tornar na pessoa que o cão pensa que já sou.

Uma das razões pelas quais nossos relacionamentos com os cães possam ser ainda mais satisfatórios do que nossos relacionamentos humanos é o fato de que os cães nos fornecem um feedback positivo, incondicional e acrítico. Com diz o velho ditado: "Posso me tornar na pessoa que o cão pensa que já sou". Isso não ocorreu por acidente. Eles foram criados seletivamente, através de gerações, para prestar atenção às pessoas.

A ciência explica o profundo vínculo que temos com cães

As ressonâncias magnéticas mostram o valor dos elogios.

As ressonâncias magnéticas mostram que os cérebros de cães respondem aos elogios de seus donos tão fortemente quanto à comida. Para alguns deles, os elogios são mais importantes que a comida. Eles reconhecem as pessoas e podem aprender a interpretar os estados emocionais humanos apenas pela expressão facial. Experimente, por exemplo mostrar uma cara de sofrimento para eles. Ou de alegria irrestrita.

Mas eles vão muito além. Estudos científicos nos mostram que os cães podem entender até as intenções humanas. E tem mais, eles tentam ajudar seus donos e podem evitar pessoas que não cooperem com seus donos ou não os tratem bem.

E eles nos fazem bem. Em uma pesquisa recente, ficou demonstrado que aqueles que convivem com cães tem maior bem estar do que aqueles que não têm esse amigo de quatro patas.

Nos siga no Google Notícias