ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  26    CAMPO GRANDE 30º

Em Pauta

A Covid-19 atacará em massa as crianças dentro de alguns meses?

Mário Sérgio Lorenzetto | 07/05/2021 06:40
Campo Grande News - Conteúdo de Verdade

Durante a pandemia de covid-19 uma questão que intriga a comunidade científica é o fato de que as crianças são raramente infectadas. Mesmo quando contaminadas, manifestam a doença de forma leve ou assintomática. E mais, submetidos aos testes PCR, os mais eficazes, não são conclusivos. Não há uma resposta dos cientistas para esse fato. Há, apenas, hipóteses para explicar essa boa sorte dos pequenos. Genética, poucos receptores nasais, produzem mais anticorpos direcionados à proteína spike.... ninguém no mundo sabe ainda explicar. Todavia, quadro semelhante a esse viviam os jovens até pouco tempo. Viviam, já não vivem, a doença começa paulatinamente a ceifar mais e mais vidas em plena juventude.


Campo Grande News - Conteúdo de Verdade

Vacinação até 16 anos ou 12 anos.

Tantos os EUA quanto a Europa começam a se preparar para a hipótese - com algum fundamento - de que, em alguns meses, a covid-19 se espalhará entre as crianças. Os estudos com as vacinas estão sendo feitos com as crianças. Primeiro, começaram a reduzir a idade para vacinação, atingindo aqueles que têm acima de 16 anos. As testagens também estão chegando aqueles que têm 12 anos. Um parênteses, para a pediatria, criança é aquele que tem até 18 anos.


Campo Grande News - Conteúdo de Verdade

A tese do achatamento da doença, que atingirá as crianças.

A explicação para o receio é do achatamento etário da doença. Com as taxas elevadas de idosos que estão sendo vacinados, o vírus já não encontra o ambiente mais propício para realizar sua reprodução acelerada. Como fazem mutações sem parar, começam a adquirir melhores condições de ataque naqueles que têm de 30 a 50 anos. É previsível - pelo menos nos EUA e Europa - que todos os adultos (mais de 16 ou de 18 anos, varia em cada país) estejam brevemente imunizados. Mas, é bem provável que, em alguns meses, os vírus mutantes que conseguiram infectar com mais eficiência os de 20 a 30 anos comecem a tomar conta da cena. E assim, diz essa tese do achatamento, gradativamente, o vírus chegará às crianças. Até há poucos dias, no Brasil havia 813 casos de covid confirmada em pessoas de até 19 anos e 51 resultaram em óbito.

Nos siga no Google Notícias