ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  26    CAMPO GRANDE 32º

Em Pauta

A crise suicida é curta, em 50% da população dura 10 minutos

Mário Sérgio Lorenzetto | 18/08/2022 06:30
Campo Grande News - Conteúdo de Verdade

Os estudos são da Escola de Saúde Publica de Harvard, um centro que utiliza dados para investigar o que funciona em medicina com o objetivo de ajudar as administrações a desenhar políticas públicas efetivas. Uma instituição que deveria ser obrigatória no currículo dos mambembes secretários estaduais de saúde brasileiros. Alguns não sabem diferenciar inflamação de infecção.


Campo Grande News - Conteúdo de Verdade

Homens com mais de 65 anos.

A crise em saúde mental é mais dramática quando atinge jovens. Ela aparece como sintoma do empobrecimento econômico da sociedade, diz a escola. A esquizofrenia também joga um papel fundamental para eles, especialmente no começo na doença, onde inunda a desesperança. Mas o coletivo mais afetado pelas mortes por suicídio são os homens com mais de 65 anos. Não há componentes genéticos claros, assim, um filho de suicida não cometerá tal ato.


Campo Grande News - Conteúdo de Verdade

Acompanhamento pelo menos 7 dias.

Uma das muitas medidas efetivas, válida para todos, é o acompanhamento durante sete dias seguidos após a tentativa de tirar a vida. Vem sendo aplicada com sucesso em vários países. Esse acompanhamento envolve telefonar, escrever e conversar com médico especialista todos os dias. Esses são dias de muito risco. Há culpa e vergonha e tem de estar muito perto daqueles que tentaram tirar a própria vida.


Campo Grande News - Conteúdo de Verdade

Alguns sucessos da Escola de Harvard pelo mundo.

Há várias experiências exitosas. A Islândia optou por abrir seus ginásios esportivos para reduzir o consumo de álcool e de drogas, ligado ao suicídio de jovens. Nos Estados Unidos como o suicídio com armas é o mais frequente, ajudam as pessoas a guardar melhor suas armas, uma vez que não conseguem restringir sua aquisição. O caso mais paradigmático são os da Índia e da China, onde proibiram que as pessoas armazenem pesticidas dentro de casa e nas proximidades. Só podem ficar muito distantes das residências, devidamente chaveados. Esses dois países também passaram a formar profissionais que não são especialistas em saúde mental, mas que podem acompanhar uma pessoa durante uma crise. Professores, bombeiros e policiais são os mais treinados.


Campo Grande News - Conteúdo de Verdade

Saindo da crise.

As pesquisas da Escola de Saúde Pública de Harvard demonstraram que a crise suicida é curta. A metade da população que tenta tirar a própria vida age como em um curto circuito, muito rapidamente, dura em torno de 10 minutos. O dado positivo é que mais de 90% das pessoas que tentam o suicídio não repetem a tentativa.

Nos siga no Google Notícias