ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  26    CAMPO GRANDE 24º

Em Pauta

A fome é causada pela riqueza e não pela pobreza

Mário Sérgio Lorenzetto | 14/05/2022 07:25
Campo Grande News - Conteúdo de Verdade

Ainda que o Auxílio Brasil, do governo federal, tenha entregue R$ 409 para 15 milhões de famílias que estavam passando fome, ainda há 2,9 milhões de outras famílias que não tem o que comer. Essa é uma situação crônica no Brasil, um país que enxerga qualquer auxílio governamental como uma forma de comprar votos.


Campo Grande News - Conteúdo de Verdade

O Brasil não poderia ser sinônimo de fome.

Tinham de ser antônimos. Brasil e fome deveriam ser palavras que jamais deveriam estar juntas. Estamos 500 anos dedicados a produzir comida - e alguns minerais. Um em cada dez brasileiros não come o suficiente. Não comer o suficiente é ir para a cama com o estômago vazio. Não saber se terá comida no dia seguinte. Sentir que o corpo se debilita, porque lhe faltam os nutrientes necessários. Ver chorar seus filhos e não ter o que lhes dar. E a outra parcela da população come uma verdura orgânica, que são tão saudáveis.....


Campo Grande News - Conteúdo de Verdade

A fome mata mais que qualquer guerra ou enfermidade.

A fome tem sido, desde o dia que os europeus chegaram em nossas terras, a razão de mudanças sociais, progressos técnicos, revoluções e contrarrevoluções. Nada influenciou a humanidade na história que a fome. Nenhuma guerra, nenhuma enfermidade matou mais gente. Todavia, nenhuma praga é tão letal e, ao mesmo tempo, tão evitável como a fome. A fome é um corpo humano comendo a si mesmo.


Campo Grande News - Conteúdo de Verdade

A principal causa da fome é a riqueza.

O problema decisivo da fome no Brasil está em como se repartem e como se usam as milhares de toneladas de alimentos produzidos diariamente. Está na forma de produção e no seu comércio: não para satisfazer a mínima necessidade da maioria da população e sim para que seus produtores, distribuidores e especuladores ganhem, a cada dia, mais e mais dinheiro. É comum dizer que a causa da forma é a pobreza. Em realidade, sua causa principal é a riqueza - de alguns. Não há equilíbrio algum entre produzir, distribuir e especular com combater a fome.


Campo Grande News - Conteúdo de Verdade

O Dilema da Vaca.

É na concentração da riqueza alimentar que se expõe o que podemos chamar de "Dilema da Vaca". É uma simplificação, sei disso, mas é bem ilustrativa. Em síntese: se um agricultor colhe dez quilos de cereal passa a enfrentar um dilema - pode vender esses dez quilos para dez famílias brasileiras ou pode vender para um pecuarista, para que suas vacas os comam, que, por sua vez, transformará os dez quilos de cereal em um quilo de carne, que venderá para uma só família por muito mais dinheiro. Assim, privamos uma parcela da população de alimentos. Assim se concentra a riqueza alimentar. Não nos preocupamos em vender primeiro para os brasileiros e, só depois de atendido nosso mercado, vender para os estrangeiros. Não há estoque de alimentos para os brasileiros.

Nos siga no Google Notícias