A notícia da terra a um clique de você.
 
22/06/2018 08:20

A irracionalidade que norteia as bitcoins

Mário Sérgio Lorenzetto
A irracionalidade que norteia as bitcoins

Bitcoin. Essa é uma pauta que está na moda. Muito se discute se as cripto moedas se convertam no elemento chave para o futuro das transações online, graças à tecnologia descentralizada de validação que as suporta. Tampouco se para de debater sobre a volatilidade dessas moedas ou do perigo que desapareçam devido às questões legais, tanto de regulação monetária como de competência.

Todavia, pouco ou nada se fala dos aspectos psíquicos que respaldam o êxito e a fama desse tipo de divisa eletrônica. Assim, cabe perguntar o seguinte: por que, apesar das críticas e dúvidas que surgem em torno das bitcoins, elas continuam sendo atrativas para muitos investidores, inclusive para aqueles que pouco entendem do assunto? Nesse caso, não se trata apenas de uma pauta de segurança financeira ou legal. Entram em jogo fatores emocionais e irracionais que fazem que essa moeda siga ganhando adeptos.

A irracionalidade que norteia as bitcoins
A irracionalidade que norteia as bitcoins

A economia comportamental explica, em parte, as criptomoedas.

Desde o ponto de vista da economia comportamental, há três aspectos psíquicos interessantes que explicam o sucesso das bitcoins. O primeiro é o efeito social: nos deixamos influenciar pelo que dizem ou fazem as demais pessoas de nosso entorno e pela mídia. No caso das bitcoins estamos expostos a uma enchente de notícias sobre seu valor. Principalmente sobre pessoas (fake news?) que se tornaram milionárias com pequenos investimentos. Todos conhecemos alguém que investiu em criptomoedas sem saber realmente o que há por trás e como funcionam. Isto, unido ao excesso de confiança, provoca uma falta de avaliação na hora de investir. Deixar-se levar pelas massas, pelo "estouro da boiada", é uma certeza de erro. Basta lembrar das pirâmides ou das bolhas de investimento.

A irracionalidade que norteia as bitcoins
A irracionalidade que norteia as bitcoins

A heurística da disponibilidade, o matadouro de dinheiro.

O segundo aspecto está relacionado com o anterior. É a chamada "heurística da disponibilidade". O termo "heurística", no campo da economia comportamental, é utilizado para definir os atalhos mentais que nos humanos utilizamos, de forma inconsciente, para solucionar os problemas de forma rápida e simples. Não fazemos cálculos complexos das probabilidades reais. Um mero e rápido raciocínio nos leva ao "matadouro do dinheiro".

A irracionalidade que norteia as bitcoins
A irracionalidade que norteia as bitcoins

A escassez de recursos criará fortunas?

Finalmente, o terceiro aspecto psíquico é a escassez. Esse olhar vesgo provoca que acabemos por dar mais valor aos recursos escassos ou limitados que aqueles que abundam. As estratégias de marketing aproveitam esse fator em todos os terrenos da economia. Basta recordar dos truques das empresas turísticas que afirmam existir "apenas um apartamento" em determinado hotel. Ou o último assento em um voo. No caso das bitcoin, só existe uma quantidade limitada no mundo e por isso, a percepção geral é que, se for utilizada como moeda de forma massiva, seu valor se incrementará e forma significativa. Nada mais falso.

A irracionalidade que norteia as bitcoins


imagem transparente

Compartilhe

Classificados


Copyright © 2018 - Campo Grande News - Todos os direitos reservados.