ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  26    CAMPO GRANDE 33º

Em Pauta

A luz dos celulares e dos monitores estraga a vista?

Mário Sérgio Lorenzetto | 27/12/2019 06:21
A luz dos celulares e dos monitores estraga a vista?

Provavelmente, você está lendo em um celular ou em um computador. É quase certo que tenha ouvido dizer que a luz deles estraga a visão. É uma lenda urbana. Não há pesquisa, digna de credibilidade, que possa corroborar essa ideia. É habitual sentir desconforto depois de olhar muito tempo a tela de um celular ou o monitor de um computador. Mas, por sorte, esses problemas frequentes, como a secura ou fadiga ocular - que juntos recebem o nome de Síndrome Visual Informática (SVI) - desaparecem com simples ato de descansar a vista.

A luz dos celulares e dos monitores estraga a vista?

Os cuidados quando olham em demasia um celular ou um monitor.

Há pequenos cuidados que devem ser tomados para combater os olhos cansados. O primeiro deles é piscar muitas vezes. Também devemos iluminar esses aparelhos com, com luz artificial, em uma posição que está na foto logo abaixo. Além disso, é importante que de 20 em 20 minutos, desloquemos a visão para fora do celular ou do monitor para um ponto distante (também está na foto).

A luz dos celulares e dos monitores estraga a vista?
A luz dos celulares e dos monitores estraga a vista?

Luz azul prejudica os olhos?

Talvez tenha ouvido dizer que a luz azul faz muito mal para os olhos. Essa é uma lenda urbana. O fato é que os olhos humanos enxergam apenas uma pequena fração do espectro da luz. Em uma das pontas desse espectro está a luz azul. É uma luz de 400 a 500 nanômetros. Uma luz com muita energia. Apesar disso nos dar uma ideia de algo ruim, a luz azul não causa nenhum problema para os olhos. Sem adentrar ao campo científico, basta afirmar que nossos olhos podem ficar admirando o céu - que é azul - por muito tempo. Todos sabemos que olhar para o sol pode até nos cegar, mas olhar para o céu em nada nos prejudica.

Nos siga no Google Notícias