ACOMPANHE-NOS    
JULHO, SEXTA  01    CAMPO GRANDE 22º

Em Pauta

A origem do chocolate com leite e da Coca-Cola

Por Mário Sérgio Lorenzetto | 12/06/2022 09:41
Campo Grande News - Conteúdo de Verdade

Em princípio, a fórmula da Coca-Cola foi conseguida combinando noz de cola, folha de coca e água carbonatada. Com a fama que tinha a noz de cola, um farmacêutico de Atlanta, nos EUA, chamado John Pemberton, conseguiu um xarope de propriedades efetivas para a dor de estômago. Seu efeito estomacal se devia à noz de cola, fruto da árvore de mesmo nome - nativa da África - que chegou ao Caribe.


Campo Grande News - Conteúdo de Verdade

Os conhecimentos de escravos ensinados para um médico.

Hans Sloane, médico britânico, chegou na Jamaica em 1687 (anos depois, fundaria o famoso Museu Britânico). Ocupava o cargo de novo médico do governador da ilha. Contudo, sua curiosidade o levou a estudar a riqueza botânica da ilha. Foi aprender com os escravos as propriedades de uma grande quantidade de plantas desconhecidas na Europa. Um dos frutos que mais despertaram a curiosidade de Sloane foi a noz de cola que os escravos tomavam para aliviar as dores estomacais.


Campo Grande News - Conteúdo de Verdade

De um livro de história natural à fama.

Dessa maneira, a noz de cola foi registrada no livro "História Natural da Jamaica", escrito por Sloane,  ao regressar à Grã Bretanha. Desse livro, à fama europeia e norte-americana. E assim foi como o destino de um fruto originário da África se converteu no ingrediente de um xarope que, com o passar do tempo, daria à volta ao mundo em uma garrafa cujas formas foram inspiradas pelas formas da vagem do cacau. Mas, o que tem a ver cacau com Coca-Cola?


Campo Grande News - Conteúdo de Verdade

Sloane, o homem do chocolate com leite.

Certamente você, como todo mundo, adora beber e comer chocolate com leite. Isso se deve a Sloane. Esse médico retorna às Ilhas Britânicas caribenhas. Observa que seus compatriotas, copiando os indígenas locais, tomam uma mistura de cacau com água. Era uma bebida amarga. Não o agradava. Foi quando Sloane decidiu substituir a água por leite, conseguindo uma mistura suave e nutritiva. Patenteou a fórmula. Anos depois, em 1850, a empresa Cadbury comercializaria um produto "segundo a receita de Sir Hans Sloane". Era o primeiro tablete de chocolate com leite. Nota final: há dois anos, o Museu Britânico resolveu retirar a estátua de Sloane das sala de visitação "devido a seu passado escravista". O busto foi parar em uma sala, distante dos olhares do imenso público que visita esse que é um dos mais renomados museus do mundo.

Nos siga no Google Notícias