ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUINTA  18    CAMPO GRANDE 16º

Em Pauta

A primeira ponte construída em impressora 3D

Mário Sérgio Lorenzetto | 09/05/2018 09:32
A primeira ponte construída em impressora 3D

Esta ponte, com 12 metros de comprimento, será a maior estrutura do momento até agora, feita em 3D. Ela está sendo construída em Amsterdã, na Holanda, e ligará um dos canais da cidade. A ponte estará equipada com uma série de sensores para medir a tensão a que está sujeita, bem como sua reação a fatores ambientais como vento, excesso de água no leito do rio, temperatura e qualidade do ar. Tudo que uma ponte necessita e não têm em lugar algum do mundo. Estão sempre caindo.
A ponte holandesa é resultado do trabalho de várias empresas e meios acadêmicos da Holanda e da Inglaterra. Será construída em aço, o primeiro grande teste da impressão 3D nesse material.
Enquanto o mundo constrói casas e pontes usando impressoras 3D em concreto e aço, o Brasil ainda usa madeira e trabalho braçal. É possível que só aceitemos usar alta tecnologia para construir celas. Um país encarcerado por uma só ideia.

A primeira ponte construída em impressora 3D
A primeira ponte construída em impressora 3D

Casas construídas com impressoras 3D avançam no mundo.

A mais emblemática construção realizada por uma impressora 3D, até agora, foi feita na China. A empresa Winsu, construiu um prédio de cinco andares de 1.100 metros quadrados. Essa empresa chinesa está imprimindo 10 casas a cada 24 horas. Também em Amsterdã o estúdio (não se chamam mais empreiteiras) DUS é responsável pelo projeto de uma grande casa junto a um dos canais da cidade. Assim como a empresa Apis Cor, que construiu sua primeira casa impressa de baixo custo, na cidade de Stupino, próxima de Moscou. A casa de 38 metros quadrados, foi construída em menos de 24 horas ao custo de US$10 mil. Já na Espanha, o estúdio Be More 3D, construiu uma casa em Valencia, de seis metros de largura e três de altura. Camada a camada, levaram 15 horas para terminar o empreendimento.
As impressoras levam, em média, três horas para ser montadas em um terreno. Todavia, levam um pouco mais de tempo para estarem totalmente prontas. É preciso mais algumas horas para colocar o teto, portas e janelas.

A primeira ponte construída em impressora 3D

Um carro construído à partir da ideia do comprador. Vem aí o carro saído da impressora.

Se o nosso automóvel é a extensão de nossa personalidade, então, cada carro devia ser único. Essa é a proposta da Hackrod, empresa da Califórnia especializada na criação digital de produtos industriais. Ela se uniu à Siemens para criar um carro que pode ser feito à medida exata do seu comprador, usando uma impressora 3D. Depois das casas populares fabricadas em uma impressora, inventaram o carro saído dessa máquina. O primeiro carro Hackrod já saiu da impressora. É maravilhoso.

A primeira ponte construída em impressora 3D
A primeira ponte construída em impressora 3D
A primeira ponte construída em impressora 3D
Nos siga no Google Notícias