ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  19    CAMPO GRANDE 24º

Em Pauta

A próxima pandemia será causada pelo vírus da gripe aviária

Mário Sérgio Lorenzetto | 24/05/2021 07:00
Campo Grande News - Conteúdo de Verdade

George Fu Gao e Weifeng Shi são dois chineses pouco conhecidos no Brasil. Deveriam ter seus nomes divulgados com ênfase. Foram eles que estudaram o coronavírus e divulgaram o perigo que esse vírus significava para a humanidade. Estão entre os mais importantes virologistas do mundo. Nesta semana, a dupla afirmou para a revista científica Science que, depois de uma pandemia, é bem provável que outra surja. Garantem que isso ocorre há milênios. Também afirmam que há um suspeito para causar a próxima pandemia: o vírus da gripe aviária H5N8.


Campo Grande News - Conteúdo de Verdade

Atacou em 46 países da Europa, Ásia e Afica.

Esse vírus é um velho conhecido. Está circulando pela Europa, Ásia e África desde 2014. Já atacou granjas de aves em 46 países. A dupla chinesa diz que esse vírus "pode provocar pandemia desastrosa em humanos. Recentemente, provocou o sacrifício de mais de 20 milhões de aves no Japão e na Coreia do Sul.


Campo Grande News - Conteúdo de Verdade

Conseguiu pular para humanos na Rússia.

Segundo a ECDC, agencia europeia dedicada ao controle de enfermidades infecciosas, também na Europa foram abatidas milhões de aves em granjas. Mas essa não é a pior notícia: em 20 de fevereiro de 2021, em meio à pandemia do coronavírus, à Rússia alertou que o H5N8 tinha conseguido pular das aves para sete humanos. Sete trabalhadores se infectaram em uma gigantesca granja com 900.000 galinhas na região de Astracán, no sul do país. Felizmente, nenhum dos sete teve sintomas graves. Esse vírus já apareceu, só na Europa, 1.700 vezes desde outubro de 2020. É uma bomba relógio de mutações nessas grandes granjas. E mutações, todos sabem, são muito perigosas.

Nos siga no Google Notícias