ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SÁBADO  27    CAMPO GRANDE 23º

Em Pauta

Afinal, o que é a famosa sensação térmica?

Por Mário Sérgio Lorenzetto | 10/03/2024 07:30
Campo Grande News - Conteúdo de Verdade
A temperatura  está, neste momento em que escrevo, em 32 graus Celsius, todavia, a sensação térmica é de 36 graus. Mas o que é essa tão descantada sensação térmica? Poucos tentam explicá-la, existem nada menos de 170 métodos diferentes para calculá-la. Pouco importa, todos os 170 métodos guardam três variáveis em comum: temperatura, umidade e a velocidade do vento. Qualquer outra variável dá uma diferença muito pequena. Essas três são as essenciais.


Campo Grande News - Conteúdo de Verdade
Vento da rua e do ventilador.

Como regra geral, o vento diminui a temperatura percebida. É a mesma razão pela qual o ventilador refresca: ele assopra para longe o ar que está em volta de você, esse ar que teu corpo já esquentou - e o substitui por ar novo, mais frio. É assim que funciona a sensação térmica quando computamos o vento: ventou muito, diminuiu a temperatura, e vice-versa.


Campo Grande News - Conteúdo de Verdade
O papel da umidade.

Além da temperatura real e do vento, os institutos de medição, acrescentam a umidade. Ela aumenta a sensação de calor. A compreensão desse fenômeno é bem simples: quando o ar está carregado de água, torna difícil a evaporação de mais água. O suor refresca justamente porque ele evapora, levando junto o calor de teu corpo.


Campo Grande News - Conteúdo de Verdade
O calor do asfalto.

Muito asfalto, maior o calor. Tem alguma importância calcular o calor que o asfalto absorve e emite de volta na forma de radiação infravermelha - aquela que teus olhos não veem, mas o corpo interpreta como calor.
Nos siga no Google Notícias